Na perspectiva histórico-crítica as reflexões em...

#Questão 1119113 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), AEVSF, 2025, Prefeitura de Afrânio - PE, Professor Polivalentes (Educação Infantil e/ou Fundamental Anos Iniciais)

Na perspectiva histórico-crítica as reflexões em torno da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como alternativas para a efetivação de uma prática social, demarcado por um contexto de intensas transformações, apontam possibilidades de conversões nas ações e nas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito formativo.


Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11257/7491. Acesso em 3: mar. 2025. (adaptado)


Considerando as reflexões conceituais e proposições sobre as temáticas interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, avalie as afirmações a seguir.


I. Entende-se a interdisciplinaridade como um movimento realizado no interior das disciplinas por meio da prática pedagógica e, entre elas, visando integração.


II. Numa perspectiva de transdisciplinaridade, seus pressupostos reconhece a existência de complexas pluralidades ao trazer como referência a transgressão das falsas dualidades entre sujeito/objeto, diversidade/unidade, matéria/consciência, subjetividade/objetividade e simplicidade/complexidade.


III. Admite-se que a interdisciplinaridade possibilita a integração dos conhecimentos e a transdisciplinaridade oportuniza a transcendência da subjetividade objetiva do sujeito em relação ao seu conhecimento.


É CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis