Em muitas partes do mundo, a maioria dos utilizadores do inglês como língua franca é formada por não nativos que não dominam a gramática padrão e aspectos do seu léxico e de sua pronúncia. Conceber o inglês como o idioma da globalização na sua função de língua franca desestabiliza conceitos reducionistas que sempre limitaram língua a padrões subjetivos. As características do inglês como língua franca, potencialmente, contestam as questões mitológicas da pronúncia correta e desorganiza, entre vários aspectos, a ideia estapafúrdia de uma suposta hierarquia cultural.
Denise Scheyerl, Kelly Barros e Diogo Oliveira do Espírito Santo.
A perspectiva intercultural para o ensino de línguas:
propostas e desafios, 2014 (com adaptações).
No que se refere à interculturalidade e às suas relações com o ensino de língua inglesa, julgue o próximo item.
Incentivar a busca por um sotaque específico que corresponda ao padrão hegemônico da língua inglesa adotado em determinado país é a abordagem ideal para alcançar o sucesso da dimensão intercultural no ensino de língua inglesa.