Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
#Questão 1047963
-
Pedagogia
,
Legislação da Educação
,
FCC
,
2022
,
SEC-BA
, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III - para Escolas Indígenas
Leia o texto a seguir.
Primeiro, gostaria de fazer uma crítica aos livros didáticos e aos professores de história particularmente, que, quando vão tratar das heranças dos povos indígenas para a composição do povo brasileiro, geralmente mencionam coisas pouco significativas diante de tantas outras. E falam como se os indígenas nem existissem mais: “nós brasileiros, herdamos dos indígenas o hábito de tomar banho todos os dias”, “gostar de andar descalço, tomar banho de chuva, comer peixe assado, comer farinha”, coisas muito pequenas diante de uma contribuição tão grande.
[...]
Eu diria, assim, que os povos originários têm muito a ensinar.
(OLIVEIRA, Joelson Ferreira; CARVALHO, José Jorge; KAYAPÓ, Edson; MUNANGA, Kabengele. Questão racial, cotas e universidade pública e integradora. In: TUGNY, Rosangela Pereira; GONÇALVES, Gustavo.
Universidade e encontro de saberes
. EDUFBA, Brasília; Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, UNB, 2020, p. 623-639)
Com base no trecho acima, os povos indígenas criticam os livros didáticos e professores não indígenas que abordam aspectos
A) da culinária das culturas indígenas do passado na composição do povo brasileiro.
B) do cotidiano dos povos indígenas na contemporaneidade, seus hábitos de higiene e vestuário.
C) da vida contemporânea dos povos indígenas que são pouco significativos.
D) das culturas indígenas pouco relevantes na composição do povo brasileiro.
E) da composição do povo brasileiro que são relevantes para os povos indígenas.
Responder
Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Questão anterior - #Questão 1047962
Próxima questão - #Questão 1047964
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis