161 Q852496
Biologia Ecologia e ciências ambientais Problemas ambientais e medidas de conservação
Ano: 2007
Banca: INEP
Se a exploração descontrolada e predatória verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extinção do mogno. Essa madeira já desapareceu de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número de indivíduos existentes podem não ser suficientes para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo. A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a capacidade de adaptação ao ambiente, que muda tanto por interferência humana como por causas naturais. Iinternet: www.greenpeasce.org.br(com adaptações). Com relação ao problema descrito no texto, é correto afirmar que
162 Q852490
Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ano: 2007
Banca: INEP
Há diversas maneiras de o ser humano obter energia para seu próprio metabolismo utilizando energia armazenada na cana-de-açúcar. O esquema abaixo apresenta quatro alternativas dessa utilização.



A partir dessas informações, conclui-se que
163 Q852470
Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ano: 2007
Banca: INEP
Aumento de produtividade

Nos últimos 60 anos, verificou-se grande aumento
da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América
(EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como
expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia
e maquinário especializado. O gráfico abaixo apresenta
dados referentes à agricultura desse país, no período
compreendido entre 1948 e 2004.

Imagem 040.jpg

Com base nas informações acima, pode-se considerar fator relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no período de 1948 a 20...
164 Q852465
Biologia Ecologia e ciências ambientais Problemas ambientais e medidas de conservação
Ano: 2007
Banca: INEP
Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6 o C. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve.
Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pingüins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram.

Scientific American Brasil, ano 2, n.º 21, 2004, p.80 (com adaptações).

A partir do texto acima, analise as seguintes afirmat...
165 Q852463
Biologia Ecologia e ciências ambientais Problemas ambientais e medidas de conservação
Ano: 2007
Banca: INEP
O gráfico abaixo ilustra o resultado de um estudo sobre o aquecimento global. A curva mais escura e contínua representa o resultado de um cálculo em que se considerou a soma de cinco fatores que influenciaram a temperatura média global de 1900 a 1990, conforme mostrado na legenda do gráfico. A contribuição efetiva de cada um desses cinco fatores isoladamente é mostrada na parte inferior do gráfico.



Os dados apresentados revelam que, de 1960 a 1990, contribuíram de forma efetiva e positiva para aumentar a temperatura atmosférica:
166 Q852458
Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ano: 2007
Banca: INEP
Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água.

Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações).

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que
167 Q852447
Biologia Ecologia e ciências ambientais Problemas ambientais e medidas de conservação
Ano: 2007
Banca: INEP


Se comparado com o uso do milho como matéria-prima na obtenção do etanol, o uso da cana-de-açúcar é
168 Q852446
Biologia Ecologia e ciências ambientais Problemas ambientais e medidas de conservação
Ano: 2007
Banca: INEP


Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que
169 Q852445
Biologia Ecologia e ciências ambientais Problemas ambientais e medidas de conservação
Ano: 2007
Banca: INEP
Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
170 Q852444
Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ano: 2007
Banca: INEP


As figuras acima apresentam dados referentes aos consumos de energia elétrica e de água relativos a cinco máquinas industriais de lavar roupa comercializadas no Brasil. A máquina ideal, quanto a rendimento econômico e ambiental, é aquela que gasta, simultaneamente, menos energia e água.

Com base nessas informações, conclui-se que, no conjunto pesquisado, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (com adaptações).