Entre os princípios e as diretrizes do SUS, estão a
O Plano Diretor de Regionalização do Distrito Federal (PDRDF) é um dos instrumentos de planejamento da regionalização da atenção à saúde, uma das diretrizes para gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) previstas no Pacto pela Saúde. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.
São princípios do Sistema Único de Saúde as afirmativas abaixo, EXCETO:
A concepção vigente do Sistema Único de Saúde baseiase em:
A assistência de enfermagem humanizada é fundamentada nos princípios:
I. Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, rotineiramente.
II. Participar da defesa dos princípios de universalidade de acesso aos serviços de saúde.
III. Comprometer-se com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
IV. Garantir o direito da pessoa ou de seu representante legal, de tomar decisões sobre sua saúde, tratamento, conforto e bem-estar.
É correto o que se afirma em:

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca das políticas de saúde.
Embora, entre outros aspectos, busque a coerência com a diversidade operativa e proponha um financiamento tripartite, que estimule critérios de equidade nas transferências fundo a fundo, o Pacto pela Saúde ressente-se da ausência de um canal de participação da comunidade em suas decisões.
O SUS (Sistema Único de Saúde) assegura a todos os usuários, sem discriminação de qualquer tipo e sem exigir carência, o direito ao atendimento integral, independentemente de sua situação econômica. Segundo a legislação, é direito do usuário
Com referência às ações básicas de saúde e aos níveis de atenção à saúde, julgue os itens que se seguem.
Apesar das evidências quanto ao potencial para prevenção das principais causas de morbimortalidade em adultos, as atividades preventivas nos serviços de saúde ainda não são amplamente desenvolvidas devido à resistência dos usuários do sistema em participar dessas atividades.
Com referência às ações básicas de saúde e aos níveis de atenção à saúde, julgue os itens que se seguem.
As ações básicas de saúde devem ser desenvolvidas com enfoque na promoção da saúde, prevenção de doenças e danos e reabilitação, enfoque que também deve ser adotado nos outros níveis de atenção à saúde.
Ainda com referência às ações básicas de saúde e aos níveis de atenção à saúde, julgue os itens a seguir.
O sistema de saúde brasileiro ainda não foi transformado em um modelo assistencial que deixe de ratificar a posição subalterna da atenção básica no sistema de saúde e na cultura sanitária da nação.