São consideradas áreas estratégicas para atuação da Atenção Básica em todo o território nacional, EXCETO:
Julgue os próximos itens, relativos à seguridade social no Brasil.
Em relação à política nacional de humanização do SUS, a transversalidade implica reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem interagir com a experiência daquele que é assistido.
Acerca do processo de descentralização das ações de saúde é correto afirmar, EXCETO:
A Atenção Primária em Saúde (APS) é fundamental na Política Nacional de Saúde por ser um nível de atenção que enfoca as práticas de promoção à saúde; por integrar várias disciplinas e possibilitar maior acesso da população as ações no campo da saúde. Qual das razões abaixo vai de encontro a este nível de atenção?
As políticas públicas de combate ao álcool e a outras drogas, uma das abordagens quanto ao uso e abuso de drogas caracteriza-se por defender a tolerância, propondo que o usuário seja ouvido sem julgamentos morais, e que seja orientado e estimulado a mudar suas práticas por outras, cada vez menos nocivas, com sua própria participação no tratamento. Esta abordagem é conhecida como:
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, por meio de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Sobre a Saúde do trabalhador, analise as afirmativas, considerando (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A escassez e inconsistência das informações sobre a real situação de saúde dos trabalhadores dificultam a definição de prioridades para as políticas públicas, o planejamento e implementação das ações de saúde do trabalhador, além de privar a sociedade de instrumentos importantes para a melhoria das condições de vida e trabalho.
( ) Entre as doenças relacionadas ao trabalho mais frequentes estão os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao ...
Na Unidade de Saúde da Família (USF), a convocação das gestantes que faltam às consultas do pré-natal é competência do
É considerada a primeira etapa da implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nos municípios,
O Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) estão vinculados ao modelo de atenção à saúde utilizado no Brasil, que está voltado para