Os agentes causadores de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) podem ser designados como clássicos, emergentes e reemergentes. Sobre esses agentes, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Os clássicos são conhecidos clínica e epidemiologicamente.
(2) Os emergentes não eram reconhecidos como causadores de DTAs, mas está sendo comprovado o seu papel como novos agentes etiológicos.
(3) Os agentes reemergentes são agentes clássicos, considerados controlad...
(I) A transmissão da Doença de Chagas ocorre por meio de vetoração biológica através de insetos hematófagos, conhecidos popularmente como barbeiros.
(II) Outras fo...
Sobre o uso recomendado de antiparasitários, assinale a afirmativa correta.
I. Baixo custo, haja vista que os suínos já são inspecionados para outras finalidades.
II. Ocorre no final da cadeia produtiva.
III. Grande número de suínos inspecionados.
IV. É uma forma de monitorar os demais componentes do sistema de vigilância, pois podem existir falhas de detecção em nível de campo.
Está CORRETO o que se afirma:
A respeito de clínica médica de bovinos, de doenças metabólicas e de medicina veterinária preventiva, julgue o item que se segue.
A fim de evitar o atraso nas medidas sanitárias, os pecuaristas devem notificar semanalmente os casos confirmados de leptospirose e tétano em seu rebanho.