221 Q1074270
Veterinária Defesa Sanitária Clínica Médica Veterinária Patologias em Defesa Sanitária + 1
Ano: 2022
Banca: UFSC
Esta doença emergente na suinocultura brasileira, apesar de não causar impactos de saúde pública e nem embargos econômicos, deve ser rapidamente notificada aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal no surgimento de qualquer suspeita. Isso se deve ao fato de ela ser clinicamente indistinguível das doenças vesiculares de suínos (febre aftosa, doença vesicular do suíno, exantema vesicular do suíno e estomatite vesicular), que são todas de notificação obrigatória. O agente causador da doença em questão é:
222 Q1074258
Veterinária Clínica Médica Veterinária Clínica Médica dos Animais Exóticos Bovinos e Pequenos Ruminantes + 3
Ano: 2022
Banca: UFSC
A composição iônica dos líquidos corpóreos é fundamental para manter o funcionamento ideal das células, sendo o hidrogênio um dos íons que determinam a acidez dos líquidos corpóreos. Analise as sentenças abaixo com relação ao equilíbrio ácido-básico e assinale a alternativa correta.

I. As alterações no pH corpóreo são corrigidas por ajustes na ventilação ou pela função renal, sendo que os pulmões podem regular a concentração de HCO3 - e os rins podem alterar a PaCO2.
II. A alcalose metabólica é um distúrbio causado pela adição de base em excesso ou pela perda de ácido, elevando o pH sanguíneo. A causa mais comum é provocada por vômitos persistentes.
III. A diminuição do pH sanguíneo, provocada pelo acúmulo de dióxido de carbono, está relacionada à diminuição da frequên...
223 Q1074227
Veterinária Microbiologia em Veterinária Doenças Infecciosas Clínica Médica Veterinária + 5
Ano: 2022
Banca: IBFC
Acerca das doenças transmitidas por alimentos, analise o texto abaixo que foi extraído e adaptado do Manual de Treinamento de Vigilância Epidemiológica das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar – Ministério da Saúde, 2021:
“O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina produzida pelo ______, cuja forma ______ é amplamente distribuída na natureza, no solo e em sedimentos de lagos e mares. São encontrados em produtos agrícolas como legumes, vegetais, mel, vísceras de crustáceos e no intestino de mamíferos e peixes. Essa neurotoxina é ______, sendo inativada pelo calor a uma temperatura de 80°C por, no mínimo, dez minutos.”
Após analisar o excerto de texto anterior, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacun...
224 Q1074226
Veterinária Doenças Infecciosas Clínica Médica Veterinária Bovinos e Pequenos Ruminantes + 1
Ano: 2022
Banca: IBFC
O médico veterinário (oficial ou autônomo) tem como responsabilidade a colheita e o envio de material biológico para análise laboratorial de todos os animais mortos com sinais clínicos compatíveis com encefalites. Acerca da colheita de material e exames laboratoriais para diagnóstico da raiva de acordo com o Manual Técnico de Controle da Raiva em Herbívoros – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2009. Assinale a alternativa correta.
225 Q1074222
Veterinária Bem Estar Animal Clínica Médica Veterinária Bovinos e Pequenos Ruminantes + 2
Ano: 2022
Banca: IBFC
A Resolução nº 1000, de 11 de maio de 2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) dispõe sobre procedimentos e métodos de eutanásia em animais e considera que a eutanásia é um procedimento clínico e sua responsabilidade compete privativamente ao médico veterinário. Acerca dos métodos aceitáveis de eutanásia, contidos nessa resolução, assinale a alternativa correta.
226 Q1074218
Veterinária Defesa Sanitária Clínica Médica Veterinária Bovinos e Pequenos Ruminantes + 1
Ano: 2022
Banca: IBFC
A Paraplexia Enzoótica dos Ovinos (scrapie) é considerada uma enfermidade neurodegenerativa, transmissível e fatal que acomete ovinos e caprinos, pertencente ao grupo das encefalopatias espongiformes transmissíveis EET. De acordo com a Instrução Normativa n° 15, de 2 de abril de 2008, sobre a atuação em caso de suspeita clínica de scrapie, analise os itens a seguir:
I. Em caso de suspeita clínica fundamentada deverá ocorrer a ______, que consiste na proibição do ingresso e egresso de ovinos e caprinos, bem como produtos, subprodutos e materiais que venham a constituir via de transmissão ou propagação da scrapie.
II. No caso de animal suspeito ______, deve-se proceder à colheita de terceira pálpebra e de outro tecido linfoide julgado necessário.
III. No caso de animal suspei...
227 Q1074217
Veterinária Defesa Sanitária Clínica Médica Veterinária Patologias em Defesa Sanitária + 1
Ano: 2022
Banca: IBFC
O Mato Grosso é uma das 14 Unidades Federativas do Brasil classificada como livre da Peste Suína Clássica (PSC) e com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Seguindo o Fluxo de diagnóstico laboratorial para amostras da vigilância passiva de casos prováveis para PSC, do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos, 2021 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assinale a alternativa incorreta quanto aos critérios laboratoriais de confirmação ou descarte de suspeita de PSC em suínos com sinais clínicos.
228 Q1074216
Veterinária Defesa Sanitária Clínica Médica Veterinária Equinos + 1
Ano: 2022
Banca: IBFC
Doença infecciosa de equídeos que é causada por um lentivírus da família Retroviridae, de genoma RNA, que pode apresentar-se clinicamente sob as formas: aguda, subaguda, crônica e latente. As principais lesões post mortem causadas por essa doença em equídeos são: aumento de linfonodos, baço e fígado; mucosas pálidas; emaciação em casos crônicos; edema de membros e da parede abdominal; lesões oculares; glomerulonefrite; hemorragia em mucosas ou petéquias em órgãos internos.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto à doença infecciosa de equídeos.
229 Q1074215
Veterinária Defesa Sanitária Clínica Médica Veterinária Equinos + 1
Ano: 2022
Banca: IBFC
 A Burkholderia mallei é uma bactéria gram-negativa da família Burkholderiaceae e é causadora de uma doença infecciosa que acomete equídeos e pode apresentar três formas clínicas: nasal, pulmonar (agudas) e cutânea (crônica) que podem ocorrer simultaneamente. Pode haver latência da doença em casos crônicos. A fonte de infecção mais comum é a ingestão de alimentos ou água contaminados por descargas do trato respiratório ou lesões de pele ulcerada de animais infectados. A alta densidade e a proximidade dos animais favorecem a disseminação da infecção. Fatores de estresse relacionados com o hospedeiro influem na manifestação clínica da doença.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto à doença infecciosa de equídeos. 
230 Q1074214
Veterinária Clínica Médica Veterinária Clinica Médica para Suínos
Ano: 2022
Banca: IBFC
A Doença de Aujezky é uma doença infeciosa causada pelo Varicellovirus, da família Herpesviridae, subfamília Alphaherpesvirinae, e acomete suínos (Sus scrofa) domésticos, silvestres e asselvajados, além de uma grande variedade de mamíferos: bovinos, ovinos, caprinos, equinos, cães, gatos, coelhos e mamíferos silvestres, todos considerados hospedeiros finais. Sobre a Doença de Aujezky, assinale a alternativa incorreta.