11 Q47472
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
12 Q47470
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
A respeito do conteúdo da Lei Geral do Turismo, assinale a alternativa correta.
13 Q47469
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
A respeito dos fundamentos e dimensões do turismo, considere as seguintes afirmativas:

1. Inicialmente, a Escola de Berlim, ao estudar o turismo, tomou como base o conjunto de viagens, o consumo de bens e serviços e os dispositivos legais de distinção entre turismo, migração e profissionalismo dos viajantes.

2. Para ser considerado turismo, além de haver o deslocamento pessoal à localidade diversa do local de residência habitual do viajante, é necessária a permanência dele no receptivo por prazo superior a 24 horas.

3. O turismo receptivo é o conjunto de programações individuais em que se oferece um conforto razoável, dispensando gastos excessivos com bens e serviços supérfluos.

4. O turismo balneário é o tipo de turismo que possui os melhores registros de sua antigu...
14 Q47467
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
15 Q47466
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Assinale a alternativa INCORRETA.
16 Q47464
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
17 Q47462
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
“Evento é um acontecimento que ocorre a partir de um motivo e de atividades programadas a serem desenvolvidas em um local e tempo determinados, congregando indivíduos com interesses e objetivos comuns, de mobilização da cadeia produtiva e de serviços públicos de uma localidade” (Bahl, 2004). A partir desse conceito, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes particularidades dos eventos:

( ) Geram turismo e ocasionam melhora da imagem da cidade-sede.

( ) Delimitam o segmento do turismo de negócios e eventos.

( ) São atrativos turísticos, sejam de caráter científico, comercial, esportivo, cultural, político ou social.

( ) O gasto diário do turista de negócios e eventos é maior do que o do turista convencional.

( ) Ocasionam incremento na receita ...
18 Q47461
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
A hospitalidade consiste em:

1. receber pessoas em casa para dormir.

2. hospedar pessoas em um hotel.

3. alimentar pessoas em um restaurante.

4. promover uma festa com show para comemorar o aniversário da cidade.

Assinale a alternativa correta.
19 Q47459
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Segundo Proserpio (2007), desde o início do século XX até os anos 70, o Rio de Janeiro sediava os principais empreendimentos hoteleiros voltados a receber viajantes estrangeiros, sobretudo europeus, e, por isso, contava com diversos estabelecimentos com características arquitetônicas e de serviços que seguiam padrões europeus. A respeito do assunto, são exemplos de empreendimentos daquela época, com características arquitetônicas e serviços europeus, localizados no Rio de Janeiro: 1. o Hotel Copacabana Palace. 2. o Hotel Sheraton. 3. o Hotel Glória. 4. o Grand Hotel Ca’d’Oro. Assinale a alternativa correta.
20 Q47458
Turismo
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
“Diária é o preço de hospedagem correspondente à utilização da unidade habitacional e dos serviços incluídos, por um período básico de 24 horas, observados os horários de entrada (check-in) e saída (check-out)” (Petrochi, 2002). A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Diária simples: quando compreende unicamente o uso da unidade habitacional.

2. Diária com café da manhã: quando compreende, além do uso da unidade habitacional, o fornecimento de café da manhã.

3. Diária com meia pensão: quando compreende, além do uso da unidade habitacional e do café da manhã, mais uma refeição, que pode ser almoço ou jantar.

4. Diária com pensão completa: quando compreende o uso da unidade habitacional, o café da manhã e mais duas refeições.

Assinale a alt...