866301 Q520541
História
Ano: 2007
Banca: Universidade da Amazônia (UNAMA)

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Positivismo: Doutrina de Auguste Comte (v. comtiano), caracterizada, sobretudo (...) por preconizar como válida unicamente a admissão de conhecimentos baseados em fatos e dados da experiência". (Dicionário Aurélio)

"Marxismo: Doutrina dos teóricos do socialismo, os filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), fundada no materialismo (...) [o marxismo] se desenvolveu através das teorias da luta de classes e da elaboração do relacionamento entre o capital e o trabalho, do que resultou a criação da teoria e da tática da revolução proletária". (Dicionário Aurélio)

...
866302 Q520261
História
Ano: 2007
Banca: Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU)

A invasão do Iraque por forças militares de vários países, sob o comando dos EE.UU., deuse oficialmente porque aquele país:

866303 Q520227
História
Ano: 2007
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

A afirmativa acima tentava justificar o expansionismo norteamericano que, com base na Doutrina Monroe e no chamado Destino Manifesto, atuava sobre o continente americano. Na tentativa de se proteger dessas investidas e preservar a soberania territorial brasileira no século XIX, o governo imperial:

866304 Q520215
História
Ano: 2007
Banca: Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

O Município de Itatiaia foi criado pela Lei Estadual nº 1.330, de 06 de julho de 1988, por desmembramento do Município de Resende e instalado em 1º de junho de 1989. Entretanto, sua história tem bem mais de 150 anos, pois há registros de que sua fundação ocorreu em 05 de abril de 1839.

Com base na afirmativa acima e em seus conhecimentos sobre esse Município, analise as proposições a seguir e assinale, abaixo, a alternativa correta:

I- Já serviu de passagem ou pouso de tropeiros que transportavam ouro de Minas Gerais para os portos do litoral sul fluminense.

II- Sua economia já esteve ligada à cana-de-açúcar, ao café, à pecuária leiteira e hoje ao turismo.

III- Itatiaia após sua emancipação ganhou cinco distritos.

IV...

866305 Q520213
História
Ano: 2007
Banca: Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

"Nas terras do Estado do Rio de Janeiro, viveram vários grupos indígenas. Os grupos apresentavam culturas diferenciadas, isto é, diferentes modos de viver, de falar, de se governar, de realizar seus trabalhos, de confeccionar seus instrumentos e utensílios. Tinham muita caça, peixe e frutas. Viviam felizes!" (In SIEBERT, Celia. História do Estado do Rio de Janeiro).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Município de Itatiaia, assinale a alternativa que indica o grupo indígena predominante que habitara nessa região:

866306 Q520209
História
Ano: 2007
Banca: Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Assinale (V ) para as afirmativas verdadeira e (F), para as falsas.

A ordem correta é:

866307 Q520207
História
Ano: 2007
Banca: Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Sobre a hidrografia de Recife, é incorreto afirmar.

866308 Q520205
História
Ano: 2007
Banca: Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Sobre o Clube do Cupim, considere as seguintes afirmativas:

Estão corretas

866309 Q520170
Legislação Especial Federal
Ano: 2007
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Quanto ao estagiário de Direito, auxiliar das Promotorias de Justiça, na forma da Lei Complementar 106/03, é INCORRETO afirmar que:

866310 Q520161
História
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região. A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos, foi marcante na colonização desse território.

 O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar comandou a economia local, substituída pelo café em meados do século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros, possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos ...