863611 Q566884
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Um dos enfoques éticos que deve nortear a conduta dos profissionais de enfermagem é em relação

863612 Q566879
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O Decreto no 94.406/1987, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, determina que incumbe ao enfermeiro:

I. Prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde coletiva e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

II. Participação na elaboração e operacionalização do sistema de referência e contra-referência do cliente nos diferentes níveis de atenção à saúde.

III. Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.

IV. Cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.

É correto o que se afirma em

863613 Q566878
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que

863614 Q566873
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O enfermeiro avaliou a assistência prestada, medindo os resultados em relação ao cumprimento dos objetivos anteriormente estabelecidos. Os critérios utilizados para aferir a adequação do plano à prática foram os abaixo discriminados:

I. o plano foi suficientemente importante, racional e justificável em termos de objetivos organizacionais e individuais?

II. o plano foi complexo, globalizado e com ambigüidade de interpretações, estimulando os funcionários a discuti-lo para poder entendê-lo?

III. o plano teve estabilidade, porém foi capaz de adaptar-se às situações prioritárias, de emergência ou de mudanças?

IV. o plano foi econômico e realista em termos de recursos necessários para im...

863615 Q566872
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No trabalho de equipe, a enfermagem deve observar algumas normas quanto ao relacionamento profissional:

I. reconhecer que o trabalho que cada profissional realiza é importante e contribui para o conjunto;

II. avaliar criticamente as condutas dos profissionais, de maneira empática;

III. tecer comentários de sua vida pessoal;

IV. ser autêntico, deixando transparecer todas as suas emoções e reações.

É correto o que se afirma em

863616 Q566863
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Segundo Pichon-Rivièree, que foi um estudioso do processo grupal, um grupo torna-se equipe quando

863617 Q566862
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No gerenciamento de custos dos serviços de enfermagem, o enfermeiro deve

I. Implantar medidas que melhorem o desempenho do seu serviço, redefinindo prioridades, racionalizando recursos e acompanhando a produtividade.

II. Controlar os custos e tomar decisões que visam a eficiente racionalização de recursos disponíveis e limitados, objetivando alcançar resultados coerentes com as necessidades de saúde da clientela e com as finalidades institucionais.

III. Considerar não somente os gastos e o cálculo de custos, mas também a motivação das pessoas que efetuam os gastos em seus locais de trabalho, como uma estratégia de contenção de custos.

IV. Ter como meta, saber onde há possibilidade d...

863618 Q566861
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Um dos instrumentos que o Serviço de Enfermagem dispõe para gestão da qualidade é a Comissão de Auditoria em Enfermagem, que realiza a

863619 Q566860
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Ao dimensionar o quadro de profissionais de enfermagem em uma unidade de saúde que presta assistência mínima ou autocuidado, deve-se respeitar a Resolução COFEN no 293/2004. De acordo com essa legislação, considera-se como horas de enfermagem, por leito, nas 24 (vinte e quatro) horas:

863620 Q566854
Enfermagem
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

É prescrita inalação a um cliente com acúmulo de secreção brônquica. Para assegurar a eficácia da inalação, a enfermagem deverá