

A causa básica das manifestações cardiovasculares expressas nessa condição clínica é a esquistossomose mansônica.


A causa básica das manifestações cardiovasculares expressas nessa condição clínica é a esquistossomose mansônica.


Alterações na relação entre ventilação e perfusão (V/Q), hipóxia alveolar, hiperviscosidade sanguínea e redução do leito vascular pulmonar são mecanismos fisiopatológicos associados à doença de base desse paciente, que provocam as anormalidades na resistência vascular pulmonar.
No que diz respeito às legislações trabalhista, previdenciária e tributária, julgue os itens de 101 a 120.
Caso João trabalhe em uma indústria de tabacos e, no final do mês, receba quatro maços de cigarro, para consumo próprio, nessa situação hipotética, os cigarros recebidos por João configurarão salário-utilidade.


Os episódios de síncope apresentados pelo paciente em questão decorrem da acentuação de um fenômeno fisiológico, o chamado reflexo de Bezold-Jarisch, sendo que os receptores desse reflexo respondem a estímulos tanto mecânicos como químicos e têm como via aferente o nervo glossofaríngeo.


A constatação de desdobramento amplo e variável da 2.ª bulha cardíaca nesse paciente resulta de um prolongamento do tempo de ejeção do ventrículo direito que causa o atraso no fechamento da válvula pulmonar.


A manobra de Müller utilizada na avaliação semiológica teve como finalidade aumentar a pós-carga de trabalho do ventrículo direito, compartilhando, assim, a mesma base fisiológica da manobra de preensão manual (hand grip).


No enfermo em questão, as características propedêuticas do sopro diastólico auscultado no foco pulmonar permitem denominá-lo de sopro de Graham-Steel.


O resultado normal observado na cintilografia de ventilação/perfusão pulmonar permite a exclusão do diagnóstico de embolia pulmonar no paciente em apreço.


Analisando-se a radiografia de tórax (figura 1), pode-se estimar que a relação cardiotorácica em muito excede 50%, razão por que é correto concluir que há aumento da área cardíaca.


Verifica-se na radiografia torácica (figura 1) aumento do tronco da artéria pulmonar, evidenciado pelo importante aumento da convexidade do arco médio que compõe o bordo esquerdo da silhueta cardíaca.