729611 Q64145
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

No exercício de sua atividade profissional, o assistente social deve informar o usuário acerca da natureza de sua intervenção apenas quando esta estiver relacionada à realização de pesquisa social.

Em uma organização, a representação gráfica do tempo estimado para a execução das atividades planejadas denomina-se fluxograma.

729612 Q64093
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O absenteísmo no trabalho, considerado tema complexo e difícil de ser gerenciado, tem ensejado discussão nos espaços ocupacionais. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

As principais causas do absenteísmo incluem as situações relacionadas às dificuldades e aos problemas financeiros, os problemas de transporte, a baixa motivação para trabalhar, a supervisão precária da chefia e o desenvolvimento de políticas inadequadas pela organização.

729613 Q64040
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2010
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No dia 12 de janeiro deste ano o jornal "O Estado de S.Paulo" noticiou dissidências no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o seguinte título: Jobim e Vannuchi aceitam ir ao Congresso, diz Jungmann. Os ministros foram os pivôs da crise gerada pelo Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) por discordarem

729614 Q64021
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

O assistente social pode atuar na intermediação entre as demandas da população usuária e o acesso aos serviços sociais. Pode também promover mediações entre o público e o privado. Nessa perspectiva, é correto afirmar que esse profissional

729615 Q63993
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Um empregado com 36 anos de idade, solteiro, técnico responsável pela manutenção do sistema de informática, foi encaminhado, pelo setor de recursos humanos da instituição em que trabalha, para ser atendido por um profissional de serviço social, o qual identificou tratar-se de um quadro depressivo, que levava o empregado a ausentar-se do trabalho reiteradas vezes.

A partir da situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, relativos ao processo de intervenção profissional.

A realidade do empregado, tal como apreendida pelo assistente social durante a conversa mantida na entrevista, deve ser documentada por meio de um relatório, o qual deve ser arquivado de tal forma que possa ser...

729616 Q63982
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

Na perspectiva da mediação de conflitos, assinale a alternativa correta.

729617 Q63929
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

 

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema e sua importância para a compreensão do quadro social brasileiro dos dias atuais, julgue os itens que se seguem.

A pesquisa mencionada no texto confirma, a rigor, o que já se sabia com relação ao impacto da violência sobre a juventude brasileira: seria exemplo a trágica situação do Rio de Janeiro como a capital que mais sujeita seus jovens às diversas manifestações de violência.

729618 Q63925
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2010
Banca: ConsuldeRH

O primeiro prefeito do município de Tupirama foi:

729619 Q63924
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2010
Banca: ConsuldeRH

A primeira emancipação de Tupirama da condição de Vila a município foi em:

729620 Q63923
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2010
Banca: ConsuldeRH

O estado do Tocantins tem atualmente: