Um senhor com 45 anos de idade que faz uso abusivo e diário de bebidas alcoólicas foi levado, contra a sua vontade, pela sua esposa a um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas. Ao ser atendido, o paciente disse ao enfermeiro que o atendeu no acolhimento que não tem nenhum problema e que pode parar de beber quando quiser. A esposa relatou que ele justifica o fato de beber dizendo que é a forma como encontra para lidar com a perseguição feita pelo chefe e por colegas no seu trabalho. A esposa relatou que ele tem apresentado alteração do comportamento, mostrando-se irritadiço, insone e violento e que a proíbe de conversar com qualquer outro homem ou de sair na rua sozinha. A esposa afirmou ainda que ele quase não se tem alimentado e queixa-se de mal-estar, além de ...
Considere ℕo conjunto dos números naturais, ℤ o conjunto dos números inteiros, ℚ o conjunto dos números racionais e ℝ o conjunto dos números reais. Nestas condições, assinale a alternativa CORRETA.
Uma enfermeira foi chamada a atender uma mulher branca, com aproximadamente 25 anos de idade, com sinais de pânico com agorafobia e ansiedade, no banheiro feminino da empresa onde esta trabalha. Na oportunidade, essa mulher referiu sentir palpitações, percepção dos batimentos cardíacos acelerados, sudorese, sensação de falta de ar, parestesias, medo de morrer e para não deixá-la sozinha. Uma hora após, a paciente retomou suas atividades no trabalho. Segundo o relato dos colegas de trabalho, a mulher apresentou outros quatro ataques de pânico durante o último mês.
Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os itens subsequentes.
No quadro descrito, a agorafobia corresponde ao medo de ficar só em...
No artigo “A Reforma Psiquiátrica No Brasil: Contextualização e Reflexos Sobre o Cuidado com o Doente Mental na Família”,foram analisadas algumas das conseqüências da reforma psiquiátrica brasileira sobre o cuidar do doente mental na família e a importância da mulher, enquanto cuidadora, na consolidação da reforma psiquiátrica.Um destaque é dado ao processo de desinstitucionalização e dos problemas co-relacionados a esta ação. Neste contexto família, reforma psiquiátrica e desinstitucionalização, com base em dados deste artigo, marque a opção INCORRETA.
Coloque (V) para verdadeiro e (F) para Falso nas afirmações abaixo:

Marque a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
Um marceneiro precisa cortar 2 tábuas em pedaços do mesmo comprimento. O comprimento das tábuas deve ser o maior possível, para não ter desperdício. Uma tábua mede 250 cm e a outra 350 cm. Qual será o comprimento de cada pedaço de tábua?
Qual é o número natural que está entre 
Uma universidade informou que o número de candidatos por vaga para o vestibular do curso de Fisioterapia é 34. Se a Universidade ofereceu 330 vagas, quantos candidatos concorreram?
Em um prédio, 6 pedreiros constroem um muro com área de 300 m² em 2 horas. Quantos pedreiros são necessários para construir um muro com área de 400 m² em 1 hora?

No diagrama apresentado na figura, N é um número natural maior que 40. Nessas condições, os valores de saída — X, Y, W e Z — estão dados no conjunto