505931 Q101502
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Entre as métricas arquiteturais de um projeto de software está a complexidade estrutural de um módulo em uma arquitetura hierárquica.

Qual a complexidade estrutural de um módulo invocado diretamente por 3 outros módulos, com 2 variáveis de entrada, 1 variável de saída, e que invoca diretamente outros 4 módulos?

505932 Q101499
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

O Balanced Score Card, criado por Kaplan e Norton, é uma ferramenta de gestão estratégica de desempenho de empresas.

Que perspectivas do negócio estão cobertas por essa ferramenta?

505933 Q101496
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Considere uma relação R seguindo o modelo de dados relacional com os campos atômicos F,G,H,J,K, onde F,G compõem a chave primária. Sabe-se que as seguintes dependências funcionais, e apenas essas, são válidas:

F,G → H

F,G → K F,

G → J H → J

Dessa forma, a relação R

505934 Q101493
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Com a evolução das pesquisas na área de qualidade, ficou cada vez mais claro para os pesquisadores que este é um conceito complexo e multifacetado. Muitos autores desenvolveram modelos de qualidade baseados na ideia de descrever qualidade como um conjunto de características ou atributos, organizadas de forma hierárquica. Esse movimento também aconteceu na área de qualidade de software, resultando em múltiplos modelos. Um marco importante nessa discussão foi o estabelecimento de um modelo padrão de qualidade de software, representado na norma ISO/IEC 9126, que identificou seis características da qualidade de software, cada uma delas com um conjunto de subcaracterísticas.

Com relação a esse padrão, a acurácia, ou seja, a capacidade de o produto de software prover com o grau de pr...

505935 Q101490
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Considere que um programa orientado a objeto possui 5 classes: Máquina, Motor, MotorExplosão, MotorVapor e Gerador. MotorExplosão e MotorVapor são especializações de Motor. Motor e Gerador são especializações de Máquina. Todas as classes respondem a uma mensagem chamada “calcularPotencia”, sem argumentos, que calcula e retorna um número real que indica potência do objeto, em watts, de acordo com os valores de alguns atributos, com um algoritmo diferente em cada classe.

O exemplo acima caracteriza a capacidade de enviar a mesma mensagem para vários objetos e que cada objeto responda a essa mensagem de acordo com sua classe.

Tal característica é conhecida como

505936 Q101486
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

HTML (HiperText Markup Language) é uma linguagem de marcação inventada por Tim Berners-Lee e se tornou a principal linguagem de criação de páginas Web. Em evolução constante, sua especificação atual é conhecida como HTML 5.

Segundo essa última especificação, um documento HTML, versão 5, básico, deve começar com uma declaração que define seu tipo, que indica ao browser que o conteúdo do elemento deve ser tratado como HTML.

Qual é essa declaração?

505937 Q101481
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
No planejamento de projetos de software, e principalmente em metodologias ágeis de desenvolvimento, muitos autores defendem a técnica conhecida como “timebox”, que
505938 Q101478
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Considere um programa de computador único que pode ser representado por um grafo de fluxo de controle com 9 arestas e 8 nós.

Qual o limite superior para o número de testes que devem ser projetados e executados para garantir a cobertura de todas as instruções do programa?

505939 Q101475
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Segundo a metodologia da Análise Estruturada, usada em projetos de sistemas de informações, qual diagrama deve-se usar para representar a transformação de entradas em saídas?
505940 Q101472
Ciência da Computação
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

vUma equipe de desenvolvimento de software escolheu utilizar a análise orientada a objeto, seguindo a notação UML, para desenvolver um projeto razoavelmente complexo. Em certo ponto do projeto, ficou clara a necessidade de representar quais elementos externos interagem com que funcionalidades do sistema, em um nível alto de abstração.

Qual o diagrama destinado para representar essas interações?