Conforme o texto A responsabilidade das empresas no processo eleitoral,
Conforme o texto A responsabilidade das empresas no processo eleitoral,
Com relação aos aspectos linguísticos do texto As eleições na era da televisão, assinale a opção correta.
De acordo com o texto As eleições na era da televisão,
Uma redação alternativa, em prosa, para versos do poema, em que se mantêm a correção e a coerência, considerado o contexto, está em:
Considere as afirmações abaixo
I. Depreende-se do poema que o “ventinho” mencionado transformaria a vida da moça do retrato, levando-a a uma vida utópica, que não apresenta as agruras do cotidiano e da passagem do tempo.
II. Em todas as estrofes em que aparece, “onde” pode ser substituído pelo pronome “que” − que retoma “uma vida” − antecedido da preposição “em”.
III. O fato de o poeta referir-se à moça por “coitada!” (última estrofe) demonstra que da passagem de “um ventinho qualquer”, apesar de ínfimo, advieram circunstâncias negativas.
Está correto o que consta APENAS em
A frase cuja REDAÇÃO está inteiramente correta é:
...proporcional à precariedade dos mecanismos de que dispomos... (4o parágrafo)
Sem que seja feita qualquer outra alteração, a frase acima permanecerá correta caso o verbo seja substituído por:
A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi feita corretamente no segmento que se encontra em:
Uma REDAÇÃO alternativa para uma passagem do texto, em que se mantêm a correção e a coerência, está em:
Mantendo-se o sentido e a correção da frase, o segmento grifado pode ser corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses em: