Um lactente com seis meses de vida foi levado ao serviço de emergência com história de palidez de início abrupto. Ao exame físico, encontrava-se taquipneico, taquicárdico, pálido, choroso, com saturação de oxigênio de 88% em ar ambiente, pulsos periféricos finos, tempo de enchimento capilar de 4 s e pressão arterial de 60 x 40 mmHg. O monitor cardíaco mostrava FC de 260 bpm, ausência de ondas P e QRS estreito.
Nesse caso hipotético, a conduta mais adequada será
Um paciente com seis meses de vida e história de febre aferida de até 39 ºC, vômitos e dor abdominal há dois dias, foi levado ao pronto-socorro infantil. Ao exame físico, apresentava-se em regular estado geral, descorado +/4, desidratado grau II, acianótico, afebril, anictérico, irritado, choroso, com ausculta pulmonar com estertores crepitantes em terço inferior de hemitórax direito, saturação de 92% em ar ambiente, BRNF em dois tempos, sem sopros, FC de 165 bpm, PA de 65 x 40 mmHg, FR de 54 ipm, abdome globoso, flácido, pouco distendido, RHA presentes e tempo de enchimento capilar de 4 s.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Um paciente com quatro meses de vida e antecedente de prematuridade (32 semanas) ficou internado vinte dias na unidade neonatal para ganho de peso, recebendo alta após esse período. Estava em casa, em aleitamento materno exclusivo, e, há três dias, evoluiu com quadro de tosse, coriza hialina e “cansaço” há um dia, com piora hoje. Sua mãe o levou ao serviço de emergência, referindo que sua irmã de três anos também estava “gripadinha”. Ao exame, encontrava-se em regular estado geral, corado, hidratado, taquidispneico, acianótico, afebril, anictérico, com fontanela anterior plana e normotensa, MV presente bilateralmente, estertores subcrepitantes difusos e expiração pouco prolongada, FR de 56 ipm, presença de tiragem sub e intercostal, BRNF em dois tempos, sem sopros, FC de 1...
Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros considerados para se estabelecer o diagnóstico de síndrome metabólica segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o NCEP-ATP III (National Cholesterol Education Program’s Adult Treatment Panel III).
Assinale a alternativa que apresenta a patologia que acomete indivíduos acima de cinquenta anos de idade, principalmente mulheres, devido ao uso de hipolipemiantes nesses casos associar-se ao risco elevado de miopatia.
Um médico residente da área de clínica médica deseja fazer campanha para controle de diabetes mellitus. Após determinar a população-alvo, dosou a glicemia casual (definida como aquela realizada a qualquer hora do dia, sem se observar o intervalo desde a última refeição) em todos os participantes com a finalidade de realizar triagem.
Nesse caso hipotético, deverão ser investigados os indivíduos que apresentarem valores de glicose plasmática, em mg/dL, preconizados para o diagnóstico de diabetes mellitus, acima de
Assinale a alternativa que apresenta a maior possiblidade de carcinoma diferenciado da tireoide, com indicação de realização de punção guiada por ultrassonografia, em paciente com diagnóstico de doença nodular tireoidiana.