
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os próximos itens.
A expressão “Ainda bem” (l.28) contribui para imprimir um tom formal ao parágrafo em que aparece.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os próximos itens.
A expressão “Ainda bem” (l.28) contribui para imprimir um tom formal ao parágrafo em que aparece.
Quanto à classe gramatical das palavras selecionadas pela autora no verso “Não seja tua lágrima a maldição”, é correto afirmar que tem-se respectivamente:
Observe as afirmativas a respeito de passagens do quarto parágrafo do texto.
I. A palavra "dos", em "apesar dos problemas de saúde da maioria dos brasileiros pobres", deveria ser substituída por "de os".
II. A palavra "mal", em "mal conseguem ter acesso a alimentos básicos", poderia ser substituída por "nem bem".
III. Na passagem "mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde", seria possível escrever "mais do que o dobro".
Está correto o que se afirma em:
Observe as duas ocorrências de "a", dos dois últimos parágrafos do texto.
I. "Mas, devido a essa classificação, são os produtos de limpeza que aparecem como vilões em primeiro lugar [...]".
II. "Um problema que conta com a irresponsabilidade de alguns médicos [...]".
Com base nelas, assinale a alternativa totalmente correta sobre o sinal indicativo de crase.
Observe a passagem abaixo, destacada do texto.

Sobre as três ocorrências de “as”, em destaque no trecho, analise as afirmativas e assinale a correta.
No trecho “E dali a alguns dias a mãe estava abrindo um crediário!”, os termos destacados são respectivamente:
...finalizado a tinta nanquim e último a ser inscrito na concorrência... (1º parágrafo)
... serão limitadas a percursos de, no máximo, 15 minutos de marcha. (2º parágrafo)
Isso evitará a perda de tempo em transportes... (2º parágrafo)
Os termos em negrito pertencem, respectivamente, às seguintes classes de palavras:
Em "deixá-lo" (1º quadrinho):
A charge humorística promove uma discussão a respeito do uso adequado da linguagem por meio da colocação pronominal, EXCETO:
Analise as assertivas abaixo.
I) Conversa-se, pelo menos entre os dois lados do abismo.
II) Mas há uma separação que se agrava.
III) A cisão é inexplicável, a não ser que se procure sua causa no terreno movediço dos egos em choque.
IV) Não se trata de compaixão ou de ter ou não ter coração.
V) A doença é clara, discute-se a cura.
Assinale a alternativa que explica a colocação pronominal nos períodos acima, segundo a norma culta.