350571 Q830869
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
No trecho “[...] ele não sabia como era bom o passado [...]” (linha 26), a oração em destaque funciona como
350572 Q830837
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Considerando a coerência da informação, assinale a alternativa que substitui corretamente as palavras sublinhadas no período “O comandante sábio deve considerar a combinação de ganho e perda, deve ter discernimento das reais vantagens em situações difíceis e deve confiar nos seus esforços.” (linhas de 13 a 15).
350573 Q830688
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
“O repórter-foca (iniciante) é capaz de não compreender uma ocorrência policial registrada numa delegacia qualquer.” (3º parágrafo) No contexto do Texto 1, o segmento destacado expressa
350574 Q830687
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
Assinale a alternativa que apresenta a ideia global do Texto 1.
350575 Q830650
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Observando-se os três primeiros e o último versos do texto III, é INCORRETO afirmar que “Eta branco sujão”
350576 Q830604
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
Assinale a alternativa em que o segmento sublinhado desempenha uma função de adjetivo.
350577 Q830459
Lei 8.666/93
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Nas licitações, é ilegal a indicação de marcas, de acordo com os termos do § 7º do artigo 15 da Lei 8.666/93. A situação de exceção para indicação de marca é quando ela é justificada
350578 Q830432
Lei 8.112/90
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao “Exercício”, essa Lei estabelece que “é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança”. Neste sentido, é correto afirmar que
350579 Q830244
Legislação Especial Federal
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Agente público executor de medida socioeducativa de internação, a pretexto de manter a disciplina e a ordem na unidade em que atua, ordena que dois adolescentes se vistam com roupas femininas e desfilem para os demais internos, que escolherão a “garota da unidade”. Em visita à unidade, uma equipe composta pela Comissão de Direitos Humanos da OAB e pelo Conselho Tutelar toma ciência do caso. Segundo restou apurado, o agente teria atuado de tal forma porque os dois adolescentes eram muito rebeldes e não cumpriam regularmente as determinações da unidade. Com base apenas no Estatuto da Criança e do Adolescente, sem prejuízo de outras sanções, assinale a opção que indica a medida que poderá ser adotada imediatamente pela equipe que fiscalizava a unidade.
350580 Q830125
Legislação Especial Federal
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Sílvio é empregado da sociedade empresária Onda Azul Ltda. e, em determinado dia, no horário de almoço, ao se dirigir a um restaurante para fazer sua refeição, foi atropelado por um veículo, sofrendo lesões que o afastaram do serviço por 30 dias, inclusive com recebimento de benefício previdenciário. Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta.