346521 Q679670
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O racismo e os mesmos preconceitos que estão na sociedade permeiam o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e de alunos com professores no espaço escolar. O desafio desse convívio e a dificuldade de lidar com esses casos leva alguns educadores a praticarem a política do avestruz ou a sentirem pena dos agredidos. As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas, estabelecem como responsabilidade dos órgãos colegiados das escolas,
346522 Q679669
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Vygotsky, ao enfatizar a importância da linguagem e da cultura na constituição dos sujeitos, compreende as crianças como seres sócio-históricos. Neste sentido, as crianças
346523 Q679668
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Numa concepção crítica de educação, o erro do aluno também pode indicar uma
346524 Q679641
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
346525 Q679611
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
De acordo com Silva (2006), são vários os fatores motivadores da existência de pessoas em situação de rua assim como são múltiplas as realidades dessa parcela da população. Em relação a essa situação, é correto afirmar:
346526 Q679610
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
Paulo Freire pode ser considerado um grande inspirador da Pedagogia Social, mesmo sem ter usado esse termo em suas obras. Na tradição marxista, a Pedagogia Social é entendida como Pedagogia da Práxis. Essa pedagogia
346527 Q679609
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
O ideário de Paulo Freire tem uma influência significativa na Pedagogia Social, com implicações para os processos educativos de crianças e adolescentes em situação de rua. Uma de suas ideias que influencia a Pedagogia Social é:
346528 Q679608
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir.

I A Educação Não-Formal é toda atividade educacional organizada, assistemática, executada fora do sistema formal para oferecer tipos selecionados de aprendizagem cognitiva a determinados subgrupos da população.

 II A Educação Não-Formal apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas no que diz respeito a tempo e a espaço.

III A Educação Não-Formal está ligada fortemente à aprendizagem política, constituindo-se em um processo de formação para a cidadania.

 IV A Educação Não-Formal é aquela que se desenvolve no mundo da vida, por meio de processos de ...

346529 Q679607
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
A Educação Não-Formal começa a aparecer relacionada ao campo pedagógico em decorrência de uma série de fatores, em um momento histórico em que diferentes setores da sociedade viam a escola e a família como impossibilitadas de responder a todas as demandas sociais que lhes eram impostas, delegadas e desejadas. É um dos fatores responsáveis pelo surgimento da Educação Não-Formal:
346530 Q679606
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.

Q1 Elaborar “pergunta condutora” que apresenta o tema/problema de forma instigante.

Q2 Planejar os momentos de acompanhamento das atividades.

Q3 Apresentar exercícios como forma de construção do conhecimento

Q4 Promover a adaptação das pessoas como forma de se atingirem os objetivos expressos como condutas ou comportamentos no modelo da aprendizagem behaviorista.

Das questões levantadas pelo...