338171 Q697327
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Há ocorrência de forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na frase:
338172 Q697326
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
Assinale a alternativa que apresenta a colocação pronominal em posição de ênclise, justificada pelo uso do verbo no gerúndio, tendo em vista os pronomes destacados.
338173 Q697323
Língua Portuguesa
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A pergunta que constitui o título do texto encontra sua resposta, conforme se posiciona o autor, no seguinte segmento:
338174 Q697322
Línguas Outras
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A regência verbal e o emprego dos pronomes estão plenamente adequados na frase:
338175 Q697319
Línguas Outras
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A altura das notas, desde a mais grave até a mais aguda, é indicada pelos sinais de oitava. Os sinais das oitavas são sete e correspondem exatamente às sete oitavas no teclado do piano. Assinale a opção que apresenta a sequência correta dos sinais das oitavas.
338176 Q697318
Línguas Outras
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
“A posição bi-cultural é algo que mantém o surdo pelo meio. É como se dissesse: você é um, mas têm que ser dois ao mesmo tempo.” Em relação a afirmativa acima, o aluno surdo, no âmbito da inclusão escolar,
338177 Q697317
Línguas Outras
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O profissional tradutor e Intérprete de Libras atua entre duas línguas: a língua de origem e a língua alvo. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
338178 Q697316
Línguas Outras
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Leia, a seguir, o relato de um aluno surdo incluído em uma turma regular de Ensino Médio.

“Bom, na escola realmente a falta de comunicação, a leitura de textos, a língua portuguesa não tinha uma explicação muito clara, trouxe um prejuízo, algumas reprovações. Reprovei a 4ª série, a 5ª série. Isso foi um atraso, eu sofri muito... Fui para o 1º ano. Era muito pesado, tive muita ajuda da intérprete. Ela me ajudava muito e eu fui para o segundo ano do ensino médio, também, melhorei. Fui para o terceiro ano, não tinha muita instrução, não tinha muita informação. Eu achava impossível entender todas aquelas palavras.”

Assinale a opção que apresenta uma das funções do Tradutor e Intérprete de Libras na educação de surdos.

338179 Q697315
Línguas Outras
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Alguns sinais da Libras podem fazer alusão à imagem do seu significado, o que chamamos de iconicidade.

Observe as figuras a seguir.

Assinale a opção que corresponde a um sinal icônico.

338180 Q697314
Línguas Outras
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Na estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais há marcações não manuais a níveis morfológicos e de sintaxe, que estão relacionadas a graus de intensidade e tipos de construções sintáticas.

 Essas marcações indicam um dos parâmetros da LIBRAS. A esse respeito, assinale a opção correta.