220961 Q974820
Biologia Moléculas, células e tecidos Qualidade de vida das populações humanas Hábitos alimentares e exercícios físicos
Ano: 2022
Banca: FGV
Evidências científicas mostram que a suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade levam à uma redução do risco global de morte em 24% e de mortalidade por diarreia em 28%. No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) tem como objetivo reduzir e controlar a hipovitaminose A.

A deficiência de vitamina A pode ocasionar, entre outros sintomas,
220962 Q974819
Biologia Identidade dos seres vivos Sistema Circulatório Humano
Ano: 2022
Banca: FGV

A imagem mostra o ventrículo esquerdo relaxado e enchendo-se de sangue.


Imagem associada para resolução da questão


Os números 1 e 2 correspondem, respectivamente, a

220963 Q974818
Biologia Qualidade de vida das populações humanas Principais doenças endêmicas no Brasil
Ano: 2022
Banca: FGV
Embora pareça uma doença do passado, a sífilis está mais presente do que nunca. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Ainda que tenha tratamento e cura, a doença pode levar o paciente a graves complicações, inclusive ao óbito.
(http://aps.saude.gov.br/noticia/14217)

Com relação à sífilis, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A sífilis primária é caracterizada pelo surgimento de uma úlcera , o “cancro duro”, que ocorre no local de entrada do treponema. Esse estágio pode durar entre duas e seis semanas e desaparece espontaneamente, independentemente de tratamento. ( ) O período latente ocorre entre a sífilis primária e a secundária. Nesse estágio não se observam sintoma...
220964 Q974817
Biologia Identidade dos seres vivos Vírus e bactérias
Ano: 2022
Banca: FGV
As espécies do gênero Neisseria que são encontradas em humanos, com poucas exceções, não são patogênicas e fazem parte da microbiota do corpo humano.
Neisseria é um gênero de bactérias
220965 Q974816
Biologia Identidade dos seres vivos Introdução aos estudos das Plantas Introdução ao Estudo dos Animais
Ano: 2022
Banca: FGV
Um estudo sobre as interações de espécies de abelhas durante visitas às flores de Schefflera, com ênfase na coleta de recursos, mostrou que

• em presença da espécie exótica Apis melífera, a espécie nativa Scaptotrigona depilis realizou em média 31 visitas às flores, com um tempo de 3 min de duração da visita por flor, sendo o pólen o principal recurso coletado.
• em ausência de A. mellifera, o número de flores visitadas por S. depilis caiu para 10 e o período de duração da visita por flor aumentou 14 min (em média), sendo o néctar o recurso preferencialmente coletado.

Considerando exclusivamente os dados descritos acima, infere-se que, nessa situação, a competição
220966 Q974815
Biologia Hereditariedade e diversidade da vida
Ano: 2022
Banca: FGV
Em uma pesquisa sobre genética, indivíduos homozigotos recessivos foram cruzados com homozigotos dominantes para os alelos R, S, T e U.

A geração F1 resultante, por sua vez, foi retrocruzada com os homozigotos recessivos, o que permitiu descobrir que entre os loci:

• R e S a taxa de crossing era de 12%; • R e T a taxa de crossing era de 5%; • T e U a taxa de crossing era nula.

Sabendo que os genes em questão são ligados e que a taxa de crossing entre T e S é maior que 12%, pode-se dizer que a distância, em u.m., entre U e S é 
220967 Q974814
Biologia Qualidade de vida das populações humanas IST´s e Métodos contraceptivos
Ano: 2022
Banca: FGV
A maternidade Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, realizou no dia 19/03/2022, mais de 70 procedimentos no segundo mutirão para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). A colocação do dispositivo faz parte do programa de planejamento familiar oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
https://www.manaus.am.gov.br/noticia/segundo-mutirao-de-insercao-de-diu-da-maternidade-moura-tapajoz-atendeu-a-mais-de-70-mulheres-neste-sabado/

Com relação ao DIU com cobre e seu uso, analise os itens a seguir:

I. Existem modelos de DIU cujo efeito, após inserção, é de até 10 anos. Após a remoção, a recuperação da fertilidade da mulher é imediata.
II. A ação do DIU ocorre após a fecundação, já que o dispositivo impede a implantação do blastocist...
220968 Q974813
Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ano: 2022
Banca: FGV
“Conjunto de ilhas que ficam a 12 horas de barco de Macapá, no estado do Amapá, sofrem com o aumento da salinização das águas na foz do rio Amazonas. No período mais seco na região, entre os meses de setembro e novembro, com menos chuvas, o rio Amazonas tem uma vazão menor e o oceano tende a entrar um pouco mais no estuário, que é o ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.”
(adaptado de https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencianacional/geral/audio/2021-10/quase-15-mil-pessoas-sofrem-com-salinizacao-do-rio-amazonas-no-amapa)

A entrada da água salgada nos rios cria maior pressão seletiva sobre os organismos 
220969 Q974812
Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ano: 2022
Banca: FGV
As cabeceiras de um rio geralmente sofrem pouca pressão antrópica. Ao longo do curso d’água, no entanto, pode ocorrer a entrada de poluentes provenientes de indústrias e áreas urbanas.

O gráfico a seguir mostra a variação da concentração de certos componentes de um rio, bióticos ou abióticos, observada após o lançamento de esgoto orgânico in natura.

Imagem associada para resolução da questão


As curvas A e B correspondem, respectivamente,
220970 Q974811
Biologia Hereditariedade e diversidade da vida A herança dos grupos sanguíneos
Ano: 2022
Banca: FGV
A fenilcetonúria é uma doença hereditária autossômica recessiva que resulta da incapacidade do corpo de processar o aminoácido fenilalanina.

Um casal pretende ter uma criança, mas está em dúvida, pois o homem tem uma irmã com fenilcetonúria e a mulher tem um irmão com fenilcetonúria. Não existem outros casos de fenilcetonúricos conhecidos em suas famílias.

A probabilidade desse casal ter uma criança com fenilcetonúria é de