104701 Q915014
Enfermagem Biossegurança em Enfermagem
Ano: 2023
Banca: (COSEAC)
As áreas dos serviços de saúde são classificadas em relação ao risco de transmissão de infecções com base nas atividades realizadas em cada local, sendo classificadas em:
A Áreas críticas B Áreas semicríticas C Áreas não críticas
Que consistem em:
( ) todos os demais compartimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes e onde não se realizam procedimentos de risco. Ex: vestiário, copa.
( ) todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas. Ex: ambulatório, apartamentos.
( ) ambientes onde existe risco aumentado de transmissão de infecção e se realizam procedimentos de risco. Ex: Centro cirúrgico, CTI.
A sequência correta que define, respectivamente, cad...
104702 Q915013
Enfermagem Doenças Infecciosas e parasitárias COVID-19
Ano: 2023
Banca: (COSEAC)
Em março de 2020, o Brasil começou a viver a pandemia do covid-19, doença altamente transmissível que levou a mudanças significativas na saúde e no modo de vida de toda a população mundial.
As sentenças abaixo sobre o covid-19 estão corretas, EXCETO:
104703 Q915012
Direitos Humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos
Ano: 2023
Banca: UFMG
Considere o texto a seguir: a Declaração Universal dos Direitos Humanos é tida “como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade” a tenham sempre em mente. Nesse sentido, deverão se esforçar, “por meio do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Países-Membros quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição”. Com fundamento na Declaração Universal dos
Direitos Humanos, analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
( ) Todo ser hu...
104704 Q915011
Enfermagem Doenças Crônicas Não Transmissíveis Hipertensão Arterial Sistêmica
Ano: 2023
Banca: FURB
Em relação à hipertensão arterial e suas implicações, assinale o que for correto:
104705 Q915010
Direito Sanitário Portarias do Ministério da Saúde
Ano: 2023
Banca: FURB
Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados.
Fonte: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pab/6/ unidades_conteudos/unidade08/p_04.html.

Assinale a alternativa correta, no que se refere aos Sistemas de Informação da Saúde:
104706 Q915009
Enfermagem Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem
Ano: 2023
Banca: UFMG
Em relação ao cuidado do paciente com cateter vesical de demora, assinale a alternativa INCORRETA.
104707 Q915008
Enfermagem Urgência e emergência Suporte Ventilatório
Ano: 2023
Banca: UFMG
Sobre a oxigenoterapia, analise as afirmativas a seguir:

I – O oxigênio deve ser considerado um medicamento. É caro e possui efeitos colaterais. Como qualquer medicamento, a dosagem e a concentração de oxigênio devem ser continuamente monitorizadas.
II – A cânula nasal é um equipamento relativamente simples. As duas cânulas são inseridas dentro das narinas. Com esse dispositivo, o oxigênio pode ser administrado com uma velocidade de fluxo de até 10 litros por minuto.
III – Uma máscara facial simples é utilizada para administrar concentrações de oxigênio de 30 a 60%. Essa máscara está contraindicada em pacientes com retenção de dióxido de carbono, porque a retenção pode ser agravada.
IV – Pacientes com cânula nasal devem ser monitorizados, devendo-se observar as na...
104708 Q915007
Enfermagem Urgência e emergência Suporte Ventilatório
Ano: 2023
Banca: UFMG
Sobre os cuidados de clientes com a oxigenação comprometida, analise as afirmativas a seguir:

I – A saturação do oxigênio (satO2) é a percentagem de hemoglobina aderida ao CO2 (gás carbônico).
II – A mensuração de oximetria transcutânea deve ser evitada, por ser muito invasiva.
III – A precisão da oximetria transcutânea não está relacionada à perfusão da área onde está o sensor.
Está INCORRETO o que se afirma em
104709 Q915006
Enfermagem Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos
Ano: 2023
Banca: UFMG
Sobre as lesões cutâneas, analise a afirmativas a seguir:

I – A melhor técnica de limpeza do leito da ferida compreende a irrigação com jatos de solução isotônica salina (NaCl 0,9%).
II – A limpeza do leito da ferida compreende também a esfregação da pele íntegra ao redor da área, com gaze estéril e solução isotônica salina.
III – A irrigação deve ser exaustiva até a retirada do debris e do exsudato, presentes no leito da ferida.
IV – O emprego de antissépticos nas feridas deve ser desmitificado, uma vez que tais soluções são inativadas na presença de matéria orgânica (fluído, sangue outras secreções).

Está CORRETO o que se afirma em: 
104710 Q915005
Enfermagem Dietas Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional
Ano: 2023
Banca: UFMG
Sobre a administração de dieta por sonda, analise as afirmativas a seguir:

I – Quando o paciente é incapaz de ingerir o alimento, mas ainda é capaz de digeri-lo e absorvê-lo, a nutrição por sonda enteral está indicada.
II – As sondas de alimentação podem ser inseridas através do nariz (nasogástrica ou nasointestinal), cirurgicamente (gastrostomia ou jejunostomia) ou endoscopicamente (gastrostomia ou jejunostomia endoscópica percutânea).
III – Após a sondagem, o posicionamento de uma sonda de alimentação de grande calibre era tradicionalmente verificado por meio de aspiração dos conteúdos gástricos por meio da sonda e por meio da injeção de ar através da sonda, enquanto se auscultava o estômago quanto ao gorgolejo ou som de borbulha. Atualmente, o método mais confiável ...