101931 Q917784
Educação Artística Linguagens Artísticas Linguagem Visual
Ano: 2023
Banca: FGV

Em 2013, a intervenção realizada por indígenas da Comissão Guarani Yvyrupa, junto com integrantes de movimentos sociais, manchou de tinta vermelha o Monumento às Bandeiras, de Vítor Brecheret, na cidade de São Paulo. O ato ocorreu em meio aos protestos contra a PEC 215.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Revista Forum.


Ao explicar o ato, o coordenador da Comissão Yvyrupa afirmou: “Para nós, povos indígenas, a pintura não é uma agressão ao corpo, mas uma forma de transformá-lo. Alguns apoiadores entenderam a força do nosso ato simbólico e pintaram co...

101932 Q917783
Educação Artística História da Arte e Educação
Ano: 2023
Banca: FGV
A respeito do valor pedagógico das danças afro-brasileiras em contexto escolar, é correto afirmar que valorizam uma dimensão
101933 Q917782
Educação Artística História da Arte e Educação
Ano: 2023
Banca: FGV
Observe a planta e o corte da igreja moçárabe do século X de San Cipriano, em Valladolid (Espanha) e identifique os elementos arquitetônicos apontados pelas setas.
Imagem associada para resolução da questão

Os elementos arquitetônicos 1, 2 e 3 são, respectivamente, 
101934 Q917781
Educação Artística Linguagens Artísticas Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos
Ano: 2023
Banca: FGV
Aquilo que os pintores atualmente praticam é uma parte daquela ciência que é, de fato, [a ciência] de colocar bem e com razão as diminuições e crescimentos que aparecem aos olhos dos homens das coisas [que estão] longe e perto: construções, planícies, montanhas e paisagens de todo tipo e em qualquer lugar, as figuras e as outras coisas, com a medida que corresponde àquela distância em que elas se mostram de longe.” Adaptado de MANETTI, A. Vita di Brunellesco. Firenze: Rinascimento del Libro, 1927, p.9.
No trecho, descreve-se um método associado a Filippo Brunelleschi, conhecido como
101935 Q917780
Educação Artística Linguagens Artísticas Linguagem Visual
Ano: 2023
Banca: FGV
Em relação à pintura românica, estabeleça a correspondência entre os termos listados e sua descrição.
1. Pantocrator 2. Tetramorfos 3. Mandorla

( ) Representação de ornamento, em forma ovalada, que circunda as figuras de Cristo e da Virgem, indicando sua santidade.
( ) Representação do Cristo triunfante, retratado sentado, com a mão direita em posição de bênção, e os Evangelhos na mão esquerda.
( ) Representação dos seres viventes do Livro de Ezequiel ou dos Evangelistas, como sendo uma única figura, ou como um grupo de figuras associadas a criaturas com asas.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.
101936 Q917779
Educação Artística Linguagem Visual
Ano: 2023
Banca: FGV

Imagem associada para resolução da questão


O expressionismo abstrato de Jackson Pollock é marcado

101937 Q917778
Educação Artística História da Arte e Educação
Ano: 2023
Banca: FGV
Como disparador da organização dos processos pedagógicos, o componente Arte no Ensino Médio visa a garantir uma “experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência”.
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias– São Paulo: SME / COPED, 2021. São Paulo (SP), p.54.
O trecho caracteriza uma dimensão do conhecimento do componente Arte no Ensino Médio denominado de
101938 Q917777
Educação Artística Linguagens Artísticas Linguagem Visual
Ano: 2023
Banca: FGV
Observe a imagem a seguir. O ditado na parte superior é de Paul Klee (1879-1940), enquanto o desenho é de Pablo Picasso (1881- 1973). 
Imagem associada para resolução da questão

Para Paul Klee, o desenho de Picasso demonstrava a potência expressiva da linha. A respeito da linha enquanto elemento formal do desenho, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A potência expressiva da linha consiste em sua capacidade de evocar formas e sentidos.
( ) A linha é o contorno das coisas, a margem traçada entre a representação do que é e do que não é.
( ) Traçar linhas significa representar visualmente um racioc...
101939 Q917776
Educação Artística Ensino da Arte
Ano: 2023
Banca: FGV
O componente curricular Arte no Ensino Médio propõe estudos e experiências das linguagens da Arte – teatro, dança, música, artes visuais e artes integradas – e de suas manifestações.
Analise as afirmativas a seguir sobre os propósitos pertinentes ao ensino e aprendizagem de Arte no Ensino Médio.
I. Apropriação do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo sua diversidade e legitimidade nos processos de disputa simbólica.
II. Construção de conhecimentos e desenvolvimento de senso crítico e estético, aguçando a dimensão imaginativa, poética e criativa.
III. Desenvolvimento da capacidade de fruir e apreciar de maneira sensível as diversas manifestações culturais e artísticas, locais e globais

Está correto o que afirma em
101940 Q917775
Educação Artística História da Arte e Educação
Ano: 2023
Banca: FGV
Imagem associada para resolução da questão

“Eu vou mostrar, eu vou mostrar / que o povo paulista também sabe sambar, / Eu sou paulista, gosto de sambar, / a Barra Funda também tem gente bamba, / somos paulistas e sambamos pra cachorro, / pra ser sambista não precisa ser do morro”. Trecho adaptado do samba “Eu vou mostrar”, de Geraldo Filme.
O Samba Paulista foi o primeiro patrimônio imaterial do Estado de São Paulo oficialmente reconhecido pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.
As afirmativas a seguir justificam corretamente a classificação do Samba Paulista como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, à exce...