1851 Q598979
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta sobre os modos de enfrentamento do indivíduo diante do processo da doença.

I. Pode ser definido de forma abrangente como esforço cognitivo, emocional e comportamental que as pessoas fazem para administrar desafios externos e internos que consomem suas forças.

II. Podem ser organizados em 3 vertentes: busca x desistência de contato social; busca x evitar informação e controle; expressão ou repressão de reações emocionais.

III. A participação em grupos especializados para aumentar a interação social é desnecessária e invasiva.

IV. A estratégia de enfrentamento de doença que busca o isolamento é a melhor durante todo o curso da incapacidade, pois limita a expressão emocional do paciente.

Est...

1852 Q598978
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Assinale a alternativa incorreta. O profissional pode intervir no abuso de substâncias lícitas ou ilícitas que ocorre com pessoas incapacitadas e isoladas socialmente, pois esse comportamento pode afetar o organismo, uma vez que advém:
1853 Q598977
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Assinale a alternativa incorreta. De que forma a capacidade cognitiva do indivíduo após sofrer TCE (trauma crânio encefálico) leve a moderado interfere na realização do trabalho:
1854 Q598976
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, sobre os papéis sócio-ocupacionais do indivíduo em sua saúde.

( ) O papel do Terapeuta ocupacional (TO) é reconhecer quais os papéis e tarefas da vida que são significativos para o paciente.

( ) As reações comumente apresentadas pelos pacientes e familiares quando enfrentam o surgimento ou progressão de uma doença são: motivação, esperança, coragem, determinação.

( ) O TO precisa identificar fatores além das preocupações psicossociais que possam interferir na efetividade do tratamento e impedir o desempenho das tarefas domésticas.

( ) O TO não é o profissional indicado para identificar e orientar a minimização do...

1855 Q598975
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Assinale a alternativa incorreta. Entre os princípios de simplicação do trabalho e conservação de energia que devem ser orientados para pacientes com condições crônicas degenerativas estão:
1856 Q598974
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre órteses e adaptações na artrite reumatoide.

( ) A órtese de punho visa imobilizá-lo em posição neutra ou até 20º de extensão, não restringe movimentos de pinça e é muito utilizada quando o processo inflamatório está ativo.

( ) A órtese de repouso imobiliza ventralmente punho, metacarpofalangeanas e interfalangeanas dos dedos e é indicada na fase crônica da doença.

( ) A órtese de repouso de punho e mão está indicada na fase aguda da doença, pois minimiza as forças externas ao corpo, promove a proteção articular e a cicatrização de estruturas lesionadas.

( ) As órteses SMO (supramaleolar) estã...

1857 Q598973
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Assinale a alternativa incorreta. Segundo Piaget, entre os estágios do desenvolvimento humano estão os períodos:
1858 Q598972
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, sobre alívio da dor e dos sintomas desconfortáveis.

( ) A dor crônica gera repercussões biopsicossociais que podem produzir mudanças na personalidade, nos hábitos e rotinas de vida e na funcionalidade do sujeito.

( ) O bem estar, a qualidade do sono, as interações sociais, as reações emocionais, a disposição e as habilidades físicas são comprometidas pela dor, no entanto, não há modificação de sua rotina e de seu desempenho ocupacional.

( ) A dor deixa de ser considerada aguda quando perdura por mais de 6 meses e persiste além do tempo esperado para a cura da lesão.

( ) O terapeuta ocupacional tem como objetivos:...

1859 Q598971
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Assinale a alternativa incorreta. Independente do tipo de brinquedoteca instalada, a mesma cumpre as seguintes funções:
1860 Q598970
Terapia Ocupacional
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, sobre cuidados paliativos.

( ) O paciente fora de possibilidade terapêutica é rotulado como “terminal” e considerado excluído da prática assistencial.

( ) A definição de cuidados paliativos da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que afirmam a vida e encaram o morrer como um processo normal; não apressam a morte; procuram aliviar a dor e outros sintomas desconfortáveis; e integram os aspectos psicossocial e espiritual nos cuidados dos pacientes entre outros.

( ) A filosofia dos cuidados paliativos tem apresentado uma movimentação crescente dentro da equipe multiprofissional de saúde, bem como um papel diferenciado no co...