Uma profissão define-se, nas relações historicamente estabelecidas, pelo desenvolvimento das forças produtivas e das relações sociais entre classes dominantes e dominadas. Em outras palavras, podemos afirmar que a profissão implica em:
No campo profissional, contribuir para a criação da técnica do serviço social em níveis de indivíduos e unidades macrosociais, foi difundido pelo(a):
O Serviço Social caracteriza-se essencialmente pela caridade, beneficência e filantropia, consideradas como atitudes dominantes na Idade Média. Indivíduos de boa vontade exerciam a assistência procurando soluc ionar situações ou problemas particulares levados pelo espírito de caridade, solidariedade ou responsabilidade pessoal. Estamos falando de qual etapa histórica da evolução do serviço social?
Os objetivos do serviço social perfilam-se em suprir desajustes sociais, na tentativa de adaptar, acoplar e integrar o homem ao seu meio. Qual o método da profissão que contempla os objetivos propostos?
A função de assistência do profissional de serviço social significa a prestação de serviços conducentes à solução de problemas imediatos. Cita-se como etapa(s) metodológica(s):
Planejamento é uma intervenção na realidade humana, detectando o problema dentro de uma organização para melhor administrá- la. Todo empreendimento humano deve ser planejado para sua completa realização. Podemos afirmar que são condições necessárias ao planejamento:
O Planejamento em Serviço Social é um instrumento de trabalho indispensável para ordenar as ações no exercício da profissão. Impõe-se cada vez mais como em aperfeiçoamento das qualidades da inteligência humana, e vem sendo progressivamente utilizado para atender às necessidades das instituições. Metodologicamente o Planejamento Social compõe-se de:
As pesquisas sociais, tanto por seus objetivos quanto pelos procedimentos que as envolvem, são muito diferentes entre si. No que parece haver consenso por parte da maioria dos autores, todo processo de pesquisa social envolve:
A pesquisa social envolve métodos que garantam ao pesquisador a objetividade necessária ao tratamento dos fatos sociais. Quais os três métodos mais adotados nas Ciências Sociais?
Os processos de descoberta e problematização dos interesses, a arregimentação da força social, a reciclagem e redefinição contínua de nossos interesses e mecanismos de enfrentamento, compõem o processo pedagógico da participação em D.C., que se traduz nos seguintes processos: