Para Ana Elizabeth Mota,as transformações que ocorrem no mundo do trabalho trazem profundas modificações nas relações Estado x Sociedade Civil. No âmbito das políticas sociais, a modificação consideradaé:
Segundo Ademir Alves da Silva, o assistente social, no limiar do novo século, assume novas formas de ocupação, extrapolando o âmbito das empresas e do poder público.Dentre estas formas, destacam-se:
O Serviço Social é uma profissão que exige especialização a partir de uma formação universitária. Possui como instrumentos normativos:
O Código de Ética de 1993 estabelece direitos e deveres do assistente social com base em princípios e valores humanitários. Sobre isso a alternativa correta é:
Na Lei de Regulamentação Profissional do Assistente Social - Lei nº 8662/93 - nos seus artigos 40 e 50 estão definidas as competências e atribuições privativas do assistente social, entre as quais destacam-se:
O Serviço Social a partir da década de 80, com a reestruturação produtiva, o processo de globalização, as inovações tecnológicas, as alterações que ocorreram na relação entre Estado e sociedade, definiu como seu objeto de intervenção as expressões da questão social, ocorrendo, dessa forma, um redimensionamento dos espaços socioocupacionais do Assistente Social. Nessa perspectiva, define-se questão social como:
A Constituição Federal de 1988 inovou ao trazer um capítulo que afiança direitos sociais. Com isso, a política de assistência social (artigos 203 e 204 da CF), regulamentada pela Lei 8742/93, passou a ser definida como:
"A administração pública no Brasil, à semelhança de outros países latino-americanos, não desenvolveu ao longo do tempo a cultura da avaliação da efetividade do gasto público, especialmente no que tange aos programas sociais". Partindo dessa afirmação, entende-se que a avaliação deve ser:
Com base no que estabelece o Código de Ética Profissional - Título II - Dos Direitos e das Responsabilidades Gerais do Assistente Social, assinale a 2a coluna de acordo com a 1a.

A seqüência correta, de cima para baixo, está na alternativa:
Segundo Marilda Vilella lamamoto, o surgimento do Serviço Social no Brasil "se dá no seio do bloco católico, que manterá por um período relativamente longo um quase monopólio da formação dos agentes sociais especializados...". Em relação a esse período histórico, dizia-se que a prática do Serviço Social era: