6111 Q600434
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Dadas as afirmativas, sobre as condições histórico-sociais da emergência do Serviço Social,

I. A gênese do Serviço Social está imbricada com a sociedade burguesa e o fenômeno da exploração, peculiaridades que decorrem da transição à organização monopólica do capital.

II. A particularidade da gênese do Serviço Social se esgota, somente, no surgimento da questão social em sua dimensão abstrata.

III. Na bibliografia que aborda o surgimento do Serviço Social, há vasta determinação que vincula essa profissão com as peculiaridades da questão social, na sociedade burguesa, em sua fase monopólica.

verifica-se que está(ão) correta(s)

6112 Q600433
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

A organização e a condução do trabalho do Assistente Social na política de educação, em conformidade com o Projeto Ético Político Profissional, devem pautar-se:

I. na compreensão do significado da política educacional nos processos de reprodução social da força de trabalho;

II. no significado de educação numa perspectiva emancipadora;

III. na identificação dos principais sujeitos políticos e de seus respectivos projetos educacionais em disputa na sociedade e suas expressões nas legislações no âmbito da política de educação;

IV. no reconhecimento das particularidades da política educacional no âmbito em que atua para a construção e no reconhecimento dos limites de um projeto de intervenção eficiente.

Dos itens, verifica-se que está(ão) cor...

6113 Q600432
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Ao tratar do Estado e da questão social no capitalismo dos monopólios, José Paulo Netto (2001) afirma:

I. é somente no estágio monopolista do capitalismo que a questão social é alvo de uma intervenção contínua e sistemática do Estado mediante políticas sociais;

II. a questão social se põe como objeto de intervenção do Estado, no capitalismo concorrencial, de maneira planejada, para assistir aos trabalhadores em situação de risco social e pessoal;

III. no capitalismo monopolista, é somente o exército industrial de reserva que deve ser objeto de políticas sociais públicas;

IV. tudo que se articula às questões internas e externas para produção capitalista monopolista, está relacionado às funções econômicas e políticas do Estado burguês, incluindo a...

6114 Q600431
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL
A perícia é um instrumento que faz parte da metodologia de trabalho do Assistente Social para trazer à tona o conhecimento do sujeito por meio da dinâmica dos processos sociais. Uma perícia solicitada a um Assistente Social é denominada
6115 Q600430
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Dadas as afirmativas, sobre o Estado de Bem-estar Social em uma visão conservadora,

I. É altamente eficiente porque impulsiona a competitividade.

II. Constitui-se em uma intromissão no bem-estar e nas liberdades individuais.

III. É produtivo porque diminui a burocracia pública, retirando recurso e capital do setor produtivo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

6116 Q600429
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Dadas as afirmativas sobre a inserção do Assistente Social na área da educação no Brasil,

I. A presença do Assistente Social na área da educação remonta a década de 30 (séc. XX), portanto, desde a origem da profissão.

II. Foi construído um grupo de estudos, nos anos de 1980, pelo conjunto CFESS/CRESS, abrindo as discussões sobre Educação e Serviço Social, em função da conjuntura brasileira de redemocratização.

III. A partir da década de 90 (séc. XX), verifica-se o amadurecimento teórico-metodológico da profissão e um aumento do Serviço Social na área da educação.

IV. Desde 1995, houve um crescente número de trabalhos inscritos nos congressos brasileiros de Assistentes Sociais, apresentados em grupos temáticos, em Salvador.

verifica-se qu...

6117 Q600428
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL
O parecer social deve ser elaborado com a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma determinada situação social. Sobre o parecer social, é correto afirmar:
6118 Q600427
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL
A atuação do Assistente Social na política de educação na contemporaneidade deve contemplar qual defesa?
6119 Q600425
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL
Sobre o Serviço Social Brasileiro e o exercício profissional mediado pelo Projeto Ético-Político, é correto afirmar:
6120 Q600424
Serviço Social
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Sobre o trabalho do Assistente Social em tempo de capital fetiche, Marilda Iamamoto (2007), ao analisar o projeto ético político profissional e o trabalho assalariado dos Assistentes Sociais, defende a tese de que:

I. há, por um lado, uma relativa autonomia dos Assistentes Sociais na condução da sua profissão na sociedade;

II. a autonomia profissional é condicionada pelas lutas hegemônicas em que pese à direção social projetada pelos Assistentes Sociais;

III. o estatuto de trabalho alienado pelo capital põe condicionantes limitativos na autonomia do Assistente Social em seu exercício profissional;

IV. verifica-se um campo de possibilidades prático-teórica entre o projeto profissional e a condição de trabalhador assalariado.

Dos itens, ver...