É correto afirmar que a finalidade última da pesquisa qualitativa é
Construir uma nova prática social e consolidá-la, quando existente, exige dos assistentes sociais que aprendam a visualizá-la a partir de uma perspectiva histórica, reconhecendo- a como
A vida cotidiana é insuprimível, ou seja, não há sociedade, nem homem, sem vida cotidiana. No entanto, em cada sociedade a cotidianidade é vivida diferentemente em seus hábitos, ritmos, regularidades, não se descolando da história, da qual é um dos níveis constitutivos, de forma que
O lócus onde a prática profissional dos assistentes sociais, sob vínculo empregatício e assalariado, ocorre predominantemente é o das instituições. Com base nisso, considere:
I. Nas instituições, o assistente social se depara com atividades normatizadas, técnico-burocráticas, onde, via de regra, a preocupação está mais voltada para a produção quantitativa, de aparência imediata, do que para resultados qualitativos e duradouros.
II. As instituições têm o monopólio do objeto e dos recursos institucionais e definem o significado objetivo do papel do profissional e a expectativa que existe com relação a ele.
III. É o modo particular, subjetivo, como o profissional elabora a sua situação na instituição, estabel...
Um dos pressupostos que fundamentam o uso de metodologias qualitativas de pesquisa é
Na atualidade, há várias maneiras de se trabalhar com famílias, haja vista sua heterogeneidade e complexidade. Levando em conta o trabalho com famílias, considere:
I. Deve-se sempre pensar na nossa família, para que possamos atender outras famílias.
II. As famílias são espaços de convívio e de confronto entre gêneros e gerações.
III. As famílias podem ou não ser um lugar seguro para se crescer, isso em todos os segmentos sociais.
Está correto o que se afirma em
As mudanças sociais penetram no âmago das relações familiares, provocando inclusive alterações nas leis, mas ainda assim, no bojo da sociedade, de um modo geral, as famílias dos grupos populares tendem a ser