Um pintor está usando uma pistola para pulverizar tinta em uma superfície metálica.
Ao se avaliarem qualitativamente os riscos ambientais a que esse pintor está exposto, identificam-se os seguintes elementos presentes no ambiente:
Um pintor está usando uma pistola para pulverizar tinta em uma superfície metálica.
Ao se avaliarem qualitativamente os riscos ambientais a que esse pintor está exposto, identificam-se os seguintes elementos presentes no ambiente:
Uma empresa do ramo de construção civil (Grupo: C18a), ao final de um contrato de construção de uma obra, dispensou 90% dos seus colaboradores. Por obrigatoriedade da NR 15, essa empresa possuía 22 representantes na CIPA (11 representantes dos empregados e 11 representantes do empregador).
Em razão da redução de seu quadro, quando passou de 520 para 52 empregados, essa empresa deverá
. Um profissional foi incumbido de fazer a avaliação da exposição ocupacional ao ruído a que estava submetido o técnico administrativo do laboratório de mecânica. Com base nos preceitos da Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15), o profissional realizou uma avaliação cobrindo todas as condições operacionais e ambientais habituais, que envolvem o trabalhador no exercício de suas funções. Os períodos de amostragens foram adequadamente escolhidos, de modo que são representativos da exposição do trabalhador.
A tabela a seguir apresenta os resultados dessa avaliação.

Sabendo que a jornada laboral do técnico administrativo do laboratório de mecânica é de 6 horas diárias, a ...
O técnico do laboratório de química submete-se, diariamente, durante as 8 horas da sua jornada de trabalho, a um ciclo de exposição repetido continuamente, conforme dados a seguir:

Sabendo que não há exposição a carga solar direta durante esse ciclo, o
do técnico do laboratório de química será de
Um laboratório realiza a avaliação quantitativa da exposição ocupacional à sílica livre cristalina, em uma amostra coletada. No resultado da análise, observa-se que há um percentual de 30% de quartzo na amostra.
Sabendo que a coleta foi realizada seguindo os preceitos da Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15), e que, para tanto, utilizou-se um separador de partículas do tipo Dorr-Oliver, o Limite de Tolerância da poeira de sílica nessa amostra é
Durante a fase de reconhecimento de riscos do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o responsável verificou a necessidade da avaliação quantitativa da exposição ocupacional ao agente químico negro de fumo nos trabalhadores que operam as máquinas copiadoras xerográficas.
Consultando a Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15), vê-se que esta não apresenta um Limite de Tolerância para o negro de fumo, porém, a Norma Regulamentadora N.º 9 permite a utilização dos limites preconizados pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH®). Sabendo que o limite de exposição ocupacional do negro de fumo adotado pela ACGIH® para uma jornada semanal de 40 horas é de 3,0 mg/m³; e que a jornada semanal dos trabalhadores que operam as máquinas copiadoras xerográfi...
O Anexo Nº 14 da Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15) regulamenta a percepção do adicional de insalubridade relativas às atividades que envolvem agentes biológicos, sendo a insalubridade caracterizada pela avaliação qualitativa.
Assim, realizada essa avaliação e não tendo sido verificada a existência de nenhuma medida de controle dos agentes de risco, os técnicos do laboratório de anatomia
O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor e inodoro. Ele é produzido pela combustão incompleta de matéria orgânica ou carbonácea, como derivados de petróleo. Dentre os primeiros sintomas da intoxicação por monóxido de carbono, tem-se a cefaleia, a fadiga e a tontura. As exposições crônicas a esse gás podem levar a sequelas neurológicas, enquanto as exposições agudas podem levar ao óbito.
Quanto à natureza do seu efeito sobre o organismo, o CO é classificado como um