Em um estudo realizado sobre a exposição ao calor foram obtidas as seguintes medições: Temperatura de bulbo úmido natural = 29,3 °C, Temperatura de bulbo seco = 27,2 °C e Temperatura de globo = 31,5 °C. Considerando a atividade em área externa com carga solar, o valor do Índice Bulbo Úmido Termômetro Globo (IBUTG) do ambiente é igual a
Com base na Norma Regulamentadora 15 − NR 15 − Atividades e Operações Insalubres − Anexo 3 − Limites de Tolerância para Exposição ao Calor, o limite de Tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente, e o período de descanso no próprio local de prestação de serviço, no intervalo de 1 hora, para uma atividade moderada, em local onde se obteve o IBTU = 31 °C, devem ser, respectivamente, de
Considerando a Norma Regulamentadora 15 − NR 15 − Atividades e Operações Insalubres − Anexo 1 − Limites de Tolerância para ruído contínuo ou intermitente, máxima exposição diária permissível, a máxima exposição diária permissível e o nível de ruído, respectivamente, são:
O Anexo 11 da Norma Regulamentadora 15 − NR 15 − Atividades e Operações Insalubres, aborda “agentes químicos, cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho”. Neste contexto, o Anexo se refere à avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, ao nível respiratório do trabalhador. Assim, para atender às exigências da Norma, deve-se fazer, para cada ponto, um mínimo de amostragens, respeitando um intervalo mínimo de tempo, que é de, respectivamente,
Os princípios da radioproteção fornecem diretrizes básicas para atividades operacionais que utilizam radiação ionizante.
A esse respeito, considere as afirmações abaixo.
I – Justificação é um princípio de acordo com a Norma CNEN-NN-3.01
II – Otimização é um princípio de acordo com a Norma CNEN-NN-3.01
III – Limitação de Dose é um princípio de acordo com a Norma CNEN-NN-3.01
Está correto o que se afirma em
Uma distribuidora de produtos químicos realizou operação de envasamento de formaldeído (formol), cujo Valor de Teto Máximo é de 1,6 ppm.
Para monitorar o ambiente de trabalho, utilizando bomba com tubos colorimétricos de avaliações de concentrações instantâneas, deve(m)-seO Anexo nº. 12 da NR 15 – Atividade e Operações Insalubres, aplica-se a todas e quaisquer atividades nas quais os trabalhadores estão expostos ao asbesto no exercício do trabalho. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.