121 Q95825
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2015
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base na Norma Regulamentadora 10 (NR 10) do Ministério do Trabalho e Emprego, e devidas alterações, julgue os itens subsequentes a respeito de segurança em instalações e serviços em eletricidade. É requisito dispensável, de acordo com a NR10, a adoção de aterramento temporário para se realizar a manutenção nas instalações elétricas caso as condições necessárias para o emprego desse tipo de aterramento não tenham sido previstas na fase de elaboração do projeto das instalações elétricas.
122 Q96350
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias
De acordo com a NR-10, somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a sequência abaixo:
123 Q96275
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Eudésio trabalha em uma empresa no cargo de Engenheiro Eletricista. Ele supervisiona uma equipe de eletricistas que realizam manutenção de motores de corrente alternada de alta potência, para uso industrial. Ele cursou graduação em Engenharia Elétrica em curso reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. Após sua formação, ele registrou-se no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia − CREA. A empresa que o emprega ainda não formalizou autorização para que ele possa intervir em instalações elétricas. Nestas condições, de acordo com as disposições da NR 10, Eudésio é considerado um profissional
124 Q96273
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Uma empresa tem carga instalada de 520 kW em seu estabelecimento único. Esta empresa não opera em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência. Conforme consta na NR 10 do Ministério do Trabalho e Emprego, é correto afirmar que o Prontuário de Instalações Elétricas desta empresa
125 Q96223
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Em relação à segurança em instalações e serviços em eletricidade, estabelecidos pela NR 10, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Em todos os serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

II. É obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.

III. Nos locais de trabalho só podem ser utilizados equipamentos, dispositivos e ferramentas elétricas compatí...

126 Q96134
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação aos requisitos de segurança das instalações e dos dispositivos elétricos, assinale a opção correta.
127 Q96106
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
A NR-10 estabelece os requisitos e as condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade. De acordo com a NR-10, somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os seguintes procedimentos apropriados, EXCETO:
128 Q96083
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
De acordo com a NR 10, uma instalação elétrica desenergizada deve ser reenergizada após a execução de uma série de procedimentos. O primeiro desses procedimentos a ser executado, de acordo com a referida Norma, é a(o)
129 Q96058
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
A norma NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE estabelece procedimentos para estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW. Tomando como referência a mencionada norma, considere os seguintes enunciados sobre os requisitos mínimos que um Prontuário de Instalações Elétricas deve conter e manter para esses estabelecimentos.

I - Esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

II - Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes.

III - Documentação das inspeções e medições do sistema de proteç...
130 Q96021
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Banca não informada
Quando o funcionário finaliza ou retira-se do local em que um trabalho em eletricidade é realizado, recomenda-se que: