221
Q97489
Marque a alternativa CORRETA sobre segurança e higiene no trabalho:
222
Q95800
Segundo a NR 7, as substâncias a seguir estão listadas no anexo que estabelece os parâmetros para controle biológico da exposição ocupacional a alguns agentes químicos, à exceção de uma. Assinale-a.
223
Q96811
Julgue os itens a seguir, relativamente a competências dos profissionais que atuam na área de saúde e segurança do trabalho. Nesse sentido, considere que a sigla SESMT, sempre que utilizada, refere-se a Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho. Caso, na localidade, não exista médico com especialização em medicina do trabalho, o empregador poderá indicar outro profissional do SESMT para coordenar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
224
Q97997
A análise dos indicadores biológicos recomendados para a avaliação da exposição aos agentes químicos relacionados no QUADRO I da Norma Regulamentadora no 7 (NR–7) “Parâmetros para Controle Biológico da Exposição Ocupacional a Alguns Agentes Químicos”, deve obedecer às determinações das condições de amostragem nas matrizes biológicas determinadas. Associe os agentes químicos com as condições de amostragem, apresentadas a seguir. Agentes: I – Cádmio II – Mercúrio Inorgânico III – Chumbo Inorgânico Condições: P - Recomenda-se iniciar a monitorização após 1 (um) mês de exposição. Q - Recomenda-se iniciar a monitorização após 6 (seis) meses de exposição. R - Recomenda-se iniciar a monitorização após 12 (doze) meses de exposição. As associações cor...
225
Q97991
Os parâmetros determinados na Norma Regulamentadora nº7 (quadro nº2) para monitorização da exposição ocupacional ao ruído através da realização do exame de audiometria tonal são:
226
Q97989
Os parâmetros determinados na Norma Regulamentadora nº7 (quadro nº2) para monitorização da exposição ocupacional aos aerodispersoides não fibrogênicos são:
227
Q97985
No que diz respeito à Norma Regulamentadora (NR) 7, é correto afirmar que o (a)
228
Q97945
Segundo o item 17.2.1.3, qual é o intervalo de idade (Y) que designa o trabalhador como trabalhador jovem?
229
Q97818
Com relação aos riscos ocupacionais biológicos, julgue os itens que se seguem. Os agentes etiológicos das doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho não são de natureza ocupacional e a ocorrência desse tipo de doença depende das condições ou circunstâncias em que o trabalho é executado, bem como da exposição ocupacional, que favorece o contato, o contágio ou a transmissão.
230
Q97804
Acerca dos programas de saúde e de segurança no trabalho, julgue os itens subsecutivos. Em se tratando do exame médico de retorno ao trabalho do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a avaliação médica deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a trinta dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.