Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação aos benefícios que uma empresa pode oferecer a seus empregados no sentido de promover a saúde e a segurança no trabalho, julgue os itens seguintes.
A recomendação relativa ao uso de equipamentos de proteção individual é de exclusividade do SESMT.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com referência à regulamentação do exercício profissional em enfermagem do trabalho no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Segundo a NR-4, que está de acordo com a lei do exercício profissional da enfermagem, em uma empresa de grau de risco 2, com 1.500 empregados, não é obrigatória a contratação de auxiliar de enfermagem do trabalho.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, a respeito do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), contemplado pela NR-4, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segundo a NR-4, quando o SESMT de uma empresa é obrigado a ter médico do trabalho, necessariamente, tem de ter, também, um enfermeiro do trabalho.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Uma empresa especializada em estruturas metálicas foi contratada por uma refinaria de petróleo para construção de um tanque em suas instalações, para futura interligação a outro tanque já em operação há 5 anos. A contratante, com 1.400 empregados, e a contratada, com 40 empregados, seguem o regime da CLT. No segundo mês de atividade, um operador de uma máquina lixadeira manual sofreu ferimento no braço esquerdo e ficou afastado por 10 dias. Naquele mesmo mês, com 8.000 horas-homem de exposição ao risco (hher), outros 3 acidentes ocorreram, provocando mais 22 dias de afastamento. Nas operações de soldagem, a empresa instalou biombos para proteção e isolamento das áreas circunvizinhas.
Entre as atribuições do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho está o de efetuar e manter o controle estatístico dos Acidentes e das Doenças do Trabalho. Considerando que os dados coletados na empresa, disponibilizados para o cálculo dos Índices de Freqüência, Índice de Gravidade e Custo dos Acidentes no período, são
1 - número da média de empregados no período.
2 - número de acidentes, sem perda de tempo, no período.
3 - número de horas homens trabalhadas no período.
No dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT), uma empresa de grau de risco igual a 4 (quatro), com 150 empregados, deverá possuir quantos Técnicos de Segurança do Trabalho em seu quadro de trabalhadores:
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, todas as afirmativas abaixo, exceto uma. Assinale-a.
Banca:
Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)
De acordo com a NR 4, os mapas anuais, contendo os registros de acidentes ocorridos na empresa bem como os casos de doenças ocupacionais e agentes de insalubridade devem ser guardados por um período não inferior a