Questões sobre Estudos Epidemiológicos e Doenças Endêmicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estudos Epidemiológicos e Doenças Endêmicas

O principal objetivo da epidemiologia é prevenir doenças e promover saúde. Para que isso seja possível, é necessário conhecer as causas das doenças e agravos à saúde e as maneiras pelas quais podem ser modificados. O conceito de causa é fonte de muita controvérsia em epidemiologia. O processo pelo qual se faz inferência causal é o principal tema da filosofia geral da ciência, e o conceito de causa tem diferentes significados em diferentes contextos.


A capacidade de um estudo demonstrar a causalidade é um ponto importante a ser levado em consideração.



O tipo de estudo com maior capacidade de demonstração de causalidade é o

Existem diversas formas de medir a saúde, dependendo de qual é a sua definição; uma definição ampla mediria o nível de saúde e bem-estar, a capacidade funcional, a presença e causas de doenças e óbito e a expectativa de vida das populações.


(Donaldson, 1989).



Existem diferentes medidas e indicadores de bem-estar (social e econômico) na saúde e foram desenvolvidos certos índices de “saúde positiva” (Alleyne, 1998), tanto com fins operacionais, como para a investigação e promoção de condições saudáveis, em dimensões tais como a saúde mental, autoestima, satisfação com o trabalho, exercício físico, etc.


Com base no tema, avalie as seguintes afirmativas sobre indicadores de saúde:



I. Os indicadores de saúde funcional tratam de medir o impacto dos problemas de saúde na vida diária, por exemplo, a capacidade para realizar atividades cotidianas, lesões e acidentes domésticos e no local do trabalho, e anos de vida livres de incapacidade.


II. Os indicadores de saúde medem na população diferentes aspectos relacionados com a função ou incapacidade, a ocorrência de doença ou óbito, bem como os aspectos relacionados com os recursos e desempenho dos serviços de saúde.


III. Os indicadores de morbidade geral ou por causas específicas permitem comparar o nível geral de saúde e identificar causas de mortalidade relevantes como acidentes, tabagismo, etc.



Está correto apenas o que se afirma em 

A amostragem é um processo de seleção de um subconjunto da população de interesse que gera a amostra. A amostragem é uma área da estatística que estuda os métodos para determinar qual deve ser o tamanho de uma amostra para se atingir determinado objetivo e as técnicas de seleção de amostras que permitam realizar inferências sobre a população a partir da análise da amostra.


Acerca do tema, analise a afirmativa a seguir.



Este tipo de amostragem pode ser usado quando a população alvo do estudo é heterogênea e pode ser dividida em subgrupos homogêneos, e deseja-se que a amostra extraída da população tenha em cada subgrupo uma proporção de indivíduos igual ou semelhante à correspondente proporção na população.



Esse texto refere-se à amostragem

#Questão 1086925 - Segurança e Saúde no Trabalho, Estudos Epidemiológicos e Doenças Endêmicas, CESPE / CEBRASPE, 2025, ANM, Analista Administrativo - Especialidade: Engenharia Civil (Com Especialização em Segurança do Trabalho)

Acerca das doenças profissionais e do trabalho, julgue o item que se segue.


A doença endêmica adquirida pelo segurado habitante de região em que ela se desenvolva não é considerada doença do trabalho, salvo se adquirida como resultado direto de exposição pela natureza do trabalho.

Sobre os métodos em epidemiologia ocupacional, assinale a alternativa que descreve corretamente as características de um estudo de coorte:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis