931 Q1067879
Segurança da Informação Conceitos Básicos em Segurança da Informação
Ano: 2022
Banca: FGV
Lucas é um trader profissional que trabalha em uma corretora de valores. Ele efetua muitas operações durante o período em que a bolsa negocia seus ativos. Após fazer uma revisão em suas operações do dia, não validou, como sendo efetuadas por ele, algumas das operações que obtiveram prejuízo. Lucas, então, entrou em contato com a corretora e esta demonstrou, a partir de registros de auditoria e garantia de identidade, que as operações em questão realmente foram executadas por ele.
Para que a corretora prove que foi Lucas quem realmente executou as operações, ela deve fazer uso do conceito de segurança chamado: 
932 Q1067878
Segurança da Informação Criptografia
Ano: 2022
Banca: FGV
Caio recebeu a tarefa de melhorar a segurança da rede local do Tribunal de Justiça. A demanda solicitada foi a implementação de um sistema de criptografia que atenda aos requisitos a seguir.
1. receber como entrada um bloco de texto sem formatação;
2. trabalhar com tamanhos de chaves diferentes;
3. movimentar o bloco para uma matriz quadrada onde são executadas suas operações;
4. relacionar o número de rodadas do algoritmo com o tamanho da chave.
Para cifrar as mensagens e atender aos critérios determinados, Caio deve utilizar o algoritmo criptográfico:
933 Q1067877
Segurança da Informação Conceitos Básicos em Segurança da Informação
Ano: 2022
Banca: FGV
Anderson quer enviar uma mensagem para sua esposa que está em outra cidade sem que ninguém saiba da existência da mensagem. Então, Anderson inseriu a mensagem em uma foto em que ambos estavam, de forma que fez uma pequena redução na qualidade da imagem e inseriu a mensagem nesses bits sobressalentes.
Para ocultar a mensagem em uma foto, Anderson utilizou a técnica de:
934 Q1067876
Segurança da Informação Conceitos Básicos em Segurança da Informação Políticas de Segurança de Informação
Ano: 2022
Banca: FGV
A Estratégia Nacional de Segurança da Informação e Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ) foi instituída com o objetivo de incrementar a segurança cibernética nos órgãos do Poder Judiciário, abrangendo aspectos essenciais da segurança da informação e definindo objetivos para fortalecer o espaço cibernético do Poder Judiciário, assim como divulgar ações para os órgãos em seu âmbito de atuação.
Um dos objetivos da ENSEC-PJ, instituída pela Resolução CNJ nº 396/2021, é:
935 Q1067875
Segurança da Informação Criptografia
Ano: 2022
Banca: FEPESE
Analise as afirmativas abaixo com relação ao assunto criptografia de chave pública.
1. A criptografia de chave pública é simétrica, envolvendo o uso de duas chaves simétricas, sendo necessário o uso das duas em qualquer sequência para cifrar ou decifrar os dados.
2. É computacionalmente inviável determinar a chave de decriptação dado apenas o conhecimento do algoritmo de criptografia e da chave de encriptação.
3. Alguns algoritmos, como RSA, também permitem que qualquer uma das duas chaves relacionadas possa ser usada para encriptação, com a outra para a decriptação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
936 Q1067874
Segurança da Informação Ataques e ameaças
Ano: 2022
Banca: FGV
Há diversas medidas preventivas para manter os dispositivos computacionais protegidos contra ações de códigos maliciosos, como, por exemplo:
937 Q1067873
Segurança da Informação Criptografia
Ano: 2022
Banca: FGV
Em segurança da informação, a criptografia de chave simétrica é utilizada para garantir o requisito básico de segurança:
938 Q1067872
Segurança da Informação Criptografia
Ano: 2022
Banca: FGV
A equipe de segurança de um órgão público está em busca de um algoritmo de criptografia que possua as seguintes características:

(i) duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono; e
(ii) quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la.

De acordo com as características desejadas pela equipe de segurança, o algoritmo de criptografia que deve ser usado é o: 
939 Q1067871
Segurança da Informação Políticas de Segurança de Informação
Ano: 2022
Banca: FGV
A equipe de segurança de um órgão público decidiu implantar inúmeras medidas de forma a elevar o nível de segurança do órgão.
A medida que a equipe de segurança deve adotar para atender ao requisito de confidencialidade é a:
940 Q1067855
Segurança da Informação Criptografia
Ano: 2022
Banca: FGV
Os métodos criptográficos, de acordo com a chave utilizada, podem ser classificados em duas categorias: criptografia de chave simétrica e criptografia de chaves assimétricas.
Assinale a opção que indica um exemplo de método criptográfico da categoria que utiliza chaves assimétricas.