Questões sobre Religiões

As ciências sociais estiveram, sobretudo em seu nascedouro, profundamente marcadas pelo positivismo. No concernente à pesquisa social, sob os parâmetros desta corrente de pensamento, uma ideia ganha centralidade quando se busca o entendimento ou construção da realidade social. Assinale a opção que apresenta essa ideia.
  • A. Assim como a natureza, a sociedade humana reger-se-ia por leis invariáveis e independentes – leis naturais – que interferem na vida social, econômica, política e cultural de seus membros. O conhecimento dessas leis proporcionaria, pois, o desvendamento da realidade social.
  • B. Assim como a natureza, a sociedade humana reger-se-ia por leis invariáveis e independentes – leis naturais – que interferem na vida social, econômica, política e cultural de seus membros. O conhecimento dessas leis proporcionaria, pois, o desvendamento da realidade social.
  • C. O conhecimento da realidade fica condicionado à possibilidade de os fenômenos sociais serem tratados como ações sociais que adquirem significados diferenciados a depender do contexto em que se dão.
  • D. O juízo de valor, quando presente na investigação social, compromete a objetividade e a neutralidade indispensáveis ao pesquisador em seu processo de desvendamento da realidade. Esse problema pode ser solucionado via construção do tipo ideal.
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Com relação aos objetivos do ensino religioso, é possível uma aprendizagem de elementos culturais que interpretam o mundo para o ser humano. O valor dessas tradições está em apresentar uma visão do transcendente em linguagem muitas vezes antropomórfica de um deus que, homem branco, idoso, deitado nas nuvens, serviu e ainda serve para traduzir, ainda que de modo imperfeito, a fé. Tendo em vista essa temática, julgue os itens que se seguem. Aprende-se com imagens religiosas a construir um mundo melhor; mas, quando a prática religiosa torna-se fanatismo irracional, não se respeitando os valores humanos fundamentais, tende-se a sectarismos que levam ao irracional das atitudes destrutivas quer pelo suicídio, quer pelo homicídio de vítimas inocentes.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Com relação aos objetivos do ensino religioso, é possível uma aprendizagem de elementos culturais que interpretam o mundo para o ser humano. O valor dessas tradições está em apresentar uma visão do transcendente em linguagem muitas vezes antropomórfica de um deus que, homem branco, idoso, deitado nas nuvens, serviu e ainda serve para traduzir, ainda que de modo imperfeito, a fé. Tendo em vista essa temática, julgue os itens que se seguem. O mito pode ser usado nas explicações religiosas, posto que revela os profundos anseios do ser humano abordados em uma linguagem fantasiosa. Entre esses anseios, tem-se o de vida eterna, de felicidade completa, de sabedoria total, de riqueza infinita.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Para o católico, os sacramentos são sinais sensíveis da graça de Deus, instituídos por Cristo. Possuem uma matéria e uma forma. Os sacramentos acompanham a vida do fiel. A respeito dessa temática, julgue os seguintes itens. O amor recíproco e a possibilidade de o casal vir a ter filhos constituem a base fundamental do sacramento do matrimônio, que não se confunde com o casamento civil.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Para o católico, os sacramentos são sinais sensíveis da graça de Deus, instituídos por Cristo. Possuem uma matéria e uma forma. Os sacramentos acompanham a vida do fiel. A respeito dessa temática, julgue os seguintes itens. A forma do batismo é constituída das palavras “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”, e a matéria é a água natural.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Para o católico, os sacramentos são sinais sensíveis da graça de Deus, instituídos por Cristo. Possuem uma matéria e uma forma. Os sacramentos acompanham a vida do fiel. A respeito dessa temática, julgue os seguintes itens. O sacramento da ordem é o outro nome do sacramento da crisma.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo em vista o que estabelece a LDB — Lei n.º 9.394/1996 — com relação à escola e ao ensino religioso, julgue os itens seguintes.

O ensino religioso não visa provar a racionalidade do ato de fé, mas definir o que se poderia chamar de racionabilidade do um ato de fé, na medida em que há uma tendência a se tornar infinito, bem que aqui se pode fazer e perceber confundindo-se com a própria divindade.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo em vista o que estabelece a LDB — Lei n.º 9.394/1996 — com relação à escola e ao ensino religioso, julgue os itens seguintes.

Uma norma racional e democrática para o ensino religioso é a verificação da coerência lógica e humana dos seus postulados tendo em vista a preservação dos valores humanos fundamentais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo em vista o que estabelece a LDB — Lei n.º 9.394/1996 — com relação à escola e ao ensino religioso, julgue os itens seguintes.

Entendendo a santidade como alto grau de perfeição do ser humano, percebe-se que a finalidade do ensino religioso é ensinar as qualidades humanas para aperfeiçoá-las em direção das qualidades das virtudes divinas. Constrói-se sobre o conceito de homem o de santo, sobre o conceito de justiça o de caridade.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo em vista o que estabelece a LDB — Lei n.º 9.394/1996 — com relação à escola e ao ensino religioso, julgue os itens seguintes.

A formação de atitudes e valores, o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social podem ser entendidos como objetivos da formação básica do cidadão.
  • C. Certo
  • E. Errado
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