Leia a afirmação a seguir.
Se Demerval casa, então Demerval não compra uma bicicleta.
Com relação a essa sentença, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a sentença equivalente do ponto de vista lógico.
Leia a afirmação a seguir.
Se Demerval casa, então Demerval não compra uma bicicleta.
Com relação a essa sentença, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a sentença equivalente do ponto de vista lógico.
Em uma investigação de fraude administrativa, um detetive colheu evidências que o convenceram de que as seguintes afirmações são verdadeiras:
1. Se Epaminondas é culpado, então João é culpado.
2. Se Epaminondas é inocente, então João ou Ariovaldo são culpados.
3. Se Ariovaldo é inocente, então João é inocente.
4. Se Ariovaldo é culpado, então Epaminondas é culpado.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que indicam as evidências do detetive.

Com referência às matrizes X e Y mostradas acima, em que x e y são números reais adequados, julgue os próximos itens.
A proposição “Se x é um número natural e x … 1, então, para esse valor de x, a matriz X é inversível” é verdadeira.Considere que proposições P, Q e R, listadas abaixo, sejam verdadeiras.
P: Todo sistema operacional Linux é um tipo de Unix.
Q: O sistema operacional MacOS Leopard é um tipo de Unix.
R: Nenhuma versão do sistema operacional Microsoft Windows é do tipo Unix.
Julgue os itens seguintes, tendo como referência as proposições P, Q e R.
No esquema abaixo, observe que há uma relação entre as duas primeiras palavras.
DEFERÊNCIA – ATENÇÃO :: ANUIR – ?
A mesma relação deve existir entre a terceira palavra e a quarta, que está faltando. Assinale a alternativa que apresenta a quarta palavra.
Ana tem um par de sandálias, um par de botas e um par de tênis. Um dos pares é azul, o outro é marrom e o outro é verde, não necessariamente nessa ordem. Apenas uma das declarações abaixo é verdadeira.
1. O par de sandálias é azul.
2. O par de botas não é azul.
3. O par de tênis não é verde.
Nessas condições, é correto afirmar que o par de sandálias, o par de botas e o par de tênis são, respectivamente,
A figura representa o tabuleiro circular de um jogo para duas pessoas, cada uma delas com uma ficha. Os jogadores movem as fichas no sentido horário, colocando as fichas nas posições nomeadas com letras.

No início do jogo, a ficha de Pedro, um dos dois jogadores, está localizada sobre a posição A, e a ficha de Jonas, o outro jogador, está bem à frente da ficha de Pedro, localizada sobre a posição H. Em compensação, em cada jogada, Pedro avança duas posições, enquanto Jonas avança apenas uma posição. O movimento das fichas é feito simultaneamente. Iniciando nas posições estabelecidas, o número de jogadas necessárias para que a ficha de Pedro ultrapasse a ficha de Jonas...