Paulo é atencioso e Ricardo é confiável.
Paulo é atencioso e Ricardo é confiável.
A proposição “Paulo é atencioso ou Quércia não é brilhante e Ricardo não é confiável” é verdadeira.
Cinco poltronas, numeradas de 1 a 5, estão lado a lado em uma fileira. Ao lado da poltrona 1, só está a poltrona 2, ao lado da poltrona 5, só está a poltrona 4, e ao lado da poltrona 3, estão as poltronas 2 e 4. Cinco amigos, identificados apenas pelas inicias P, Q, R, S e T, irão se sentar nessas poltronas de acordo com as seguintes regras:
•? Entre P e Q deve haver exatamente uma poltrona.
•? Entre R e S deve haver exatamente duas poltronas.
•? T não deve se sentar ao lado de Q e nem ao lado de S.
Obedecidas essas regras, quem ir...
Ana, Bia e João possuem, cada um, uma única formação, e das quatro afirmações seguintes sobre suas especialidades, uma afirmação é falsa e as outras três verdadeiras.
•? Ana é engenheira e João é químico.
•? Se João é químico, então Bia não é geógrafa.
•? Bia é geógrafa ou Ana é engenheira.
•? João é químico.
Em relação às especialidades dessas pessoas, é correto afirmar que
Um jogo para duas pessoas é composto por cartões em forma de triângulos, quadrados, pentágonos, hexágonos e heptágonos. Cada jogador, na sua jogada, deve escolher um cartão e nele escrever um número inteiro maior ou igual a 1 e menor ou igual a 20, de acordo com as seguintes regras:
•? O primeiro a jogar pode escolher um cartão de qualquer forma, mas se for um heptágono não poderá escrever 20.
•?Após a primeira jogada, os jogadores passam a se revezar e devem escolher, em relação à última jogada feita pelo adversário, ou um cartão com o mesmo número de lados, e, nesse caso, devem escrever um número maior do que o último número que foi escrito p...
Para ir da cidade A para a cidade B, existem 6 caminhos, dos quais 2 são asfaltados e os outros são de estrada de chão. Para ir da cidade B para C, existem 5 caminhos, dos quais 3 são asfaltados e os outros são de estrada de chão.
Desta forma, ao escolher aleatoriamente um caminho da cidade A para a cidade C, passando por B (e usando somente os caminhos mencionados), a probabilidade de o caminho escolhido conter apenas estradas asfaltadas é:
Doze colegas (entre eles Rafael e Bruno) vão jogar uma partida de futebol. Para isto, devem formar dois times de 6 jogadores cada time. Porém, Rafael e Bruno devem ficar em times diferentes.
Levando as informações acima em consideração, de quantas formas distintas os times podem ser formados?