Questões de Raciocínio Lógico da FUNDEP (Gestão de Concursos)

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Listagem de Questões de Raciocínio Lógico da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Quatros estudantes de anos diferentes do Ensino Básico conhecem diferentes universos numéricos:
• Fernando conhece apenas os números naturais e só consegue fazer divisões exatas. • Rafael conhece o conjunto dos números inteiros e não consegue realizar operações de potenciação. • Raquel conhece os números racionais e não conhece ainda as dizimas periódicas. • Letícia conhece os números reais e não consegue calcular raízes com índice superior a 2.
Quatro operações matemáticas serão efetuadas pelos quatro estudantes, uma para cada, respeitando o universo numérico e as restrições mencionadas que cada um deles conhece. São elas:
• Nove dividido por dois; • Três vezes quatro; • Raiz quadrada de dez; • Cinco menos doze.
Considerando a única distribuição possível entre cada estudante e a operação matemática efetuada por eles, qual é o resultado do cálculo a ser efetuado por Raquel?

O número para atendimento de clientes em uma clínica é gerado de forma não sequencial, de modo a evitar que eles fiquem ansiosos enquanto esperam.
No início do dia, o primeiro número de atendimento gerado é o 1, o segundo é o 2, o terceiro é o 4, o quarto número da sequência é o 8, e assim por diante, sempre dobrando o valor do número chamado em relação ao anterior, até chegar no número 512.
Quando isso acontece, inicia-se um segundo bloco de números, começando pelo 6, seguido do número 7, do número 9, e assim por diante, até o número 517, sendo que cada número do segundo bloco é 5 unidades maior que cada correspondente do primeiro bloco (na posição e na ordem em que são originados).
Após o fim do segundo bloco, um terceiro bloco é gerado adicionando-se mais 5 unidades a cada número do segundo bloco, de mesma posição, até o número 522. No quarto bloco, são somadas 5 unidades a cada número do terceiro bloco, e essa lógica é mantida, gerando-se novos blocos de números.
Segundo o padrão descrito, o primeiro número repetido que esse sistema irá gerar no dia pertence ao

Em 6 armários instalados no almoxarifado de uma escola, foram distribuídas caixas com produtos de limpeza. Em cada um desses armários, foram colocadas 19 caixas.
Quantas caixas estão estocadas nesse almoxarifado?

#Questão 955738 - Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2023, Prefeitura de Lavras - MG, Professor de Educação Física de Apoio à Saúde da Família

O educador físico responsável pelo Programa de Apoio à Saúde da Família de Lavras realizou, no mês de março, o 1º Torneio de Peteca da cidade. As inscrições foram abertas à população por 20 dias, resultando num total de 72 duplas inscritas. Toda a competição foi realizada no sistema de eliminatória simples, ou seja, a cada confronto uma dupla era eliminada, prosseguindo na disputa apenas os vencedores até que se conheceu a dupla vencedora do evento.


É correto afirmar que, ao final do Torneio de Peteca de Lavras, foram disputadas

Dois times de futebol se enfrentarão e, antes do confronto, vão entrar em acordo sobre que peças de uniforme usar. O clube A possui, como opções, meiões azuis ou brancos, calções azuis ou brancos e camisas azuis ou brancas. O clube B possui meiões brancos ou cinzas, calções pretos ou brancos, e camisas pretas ou cinzas.
Sabendo que os dois clubes devem usar meiões de cores diferentes entre si, bem como calções diferentes e camisas diferentes, de quantas maneiras pode ser formada a combinação de peças para o jogo (um par de meiões de mesma cor, uma cor de calção e uma cor de camisa para cada clube)?

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