31 Q107429
Raciocínio Lógico
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Uma escola promove, anualmente, um projeto para incentivar a participação de seus alunos nos processos eleitorais. A cada ano, são escolhidos 5 professores, que orientarão um grupo de 100 alunos em várias atividades. No início deste ano de 2011, a escola conta com 35 professores, dos quais 15 já participaram do projeto em anos anteriores; dos 800 alunos matriculados, 300 já participaram do projeto em outras oportunidades e 600 já são eleitores.

Com base na situação apresentada acima, julgue os itens a seguir.

A partir das premissas “Alguns alunos não são eleitores” e “Pedro não é eleitor”, é correto concluir que “Pedro é aluno.

32 Q107427
Raciocínio Lógico
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O argumento “A maioria das vítimas era mulher. Marta foi vítima do tráfico de pessoas. Logo Marta é mulher” é um argumento válido.

33 Q107426
Raciocínio Lógico
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Um argumento constituído por uma sequência de três proposições — P1, P2 e P3, em que P1 e P2 são as premissas e P3 é a conclusão — é considerado válido se, a partir das premissas P1 e P2, assumidas como verdadeiras, obtém-se a conclusão P3, também verdadeira por consequência lógica das premissas. A respeito das formas válidas de argumentos, julgue os próximos itens.

Considere a seguinte sequência de proposições:

P1 – Existem policiais que são médicos.

P2 – Nenhum policial é infalível.

P3 – Nenhum médico é infalível.

Nessas condições, é correto concluir que o argumento de premissas P1 e P2 e conclusão P3 é válido.

34 Q107398
Raciocínio Lógico
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Sabendo que, em cada um desses 4 dias, dos presentes, 1 era analista de contabilidade e 3, de arquivologia; que cada um dos analistas de contabilidade esteve presente em apenas 2 dias; e que Fernando é analista de arquivologia, julgue os itens seguintes.

Todas as mulheres são analistas de arquivologia.

35 Q579445
Raciocínio Lógico
Ano: 2010
Banca: Dom Cintra Fundação

Suponha que todos os professores sejam supersticiosos e que todos os supersticiosos sejam inteligentes. Pode-se concluir que, se:

36 Q107470
Raciocínio Lógico
Ano: 2010
Banca: Dom Cintra Fundação

Considere a proposição: "Todo brasileiro é religioso". Admitindo que ela seja verdadeira, pode-se inferir que:

37 Q107454
Raciocínio Lógico
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Analise as afirmativas abaixo.

I - A parte sempre cabe no todo.

II - O inimigo do meu inimigo é meu amigo.

III - Um professor de matemática afirma que todos os professores de matemática são mentirosos.

Do ponto de vista da lógica, é(são) sempre verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s)

38 Q107435
Raciocínio Lógico
Ano: 2010
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Sejam as afirmações:

 – "Todo policial é forte."

– "Existem policiais altos."

Considerando que as duas afirmações são verdadeiras, então, com certeza, é correto afirmar que:

39 Q675951
Raciocínio Lógico
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

            A lógica sentencial, ou proposicional, trata do raciocínio expresso por sentenças, ou proposições, que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsa (F), mas que não admitem os julgamentos V e F simultaneamente. A lógica de primeira ordem também trata do raciocínio expresso por sentenças, ou proposições, que são julgadas como V ou F dependendo do conjunto, ou domínio, ao qual pertencem os objetos referenciados nas sentenças e das propriedades, ou predicados, associadas a esses objetos. Na lógica de primeira ordem, os objetos de um domínio são quantificados por todos, alguns, nenhum etc. As deduções da lógica proposicional ou da lógica de primeira ordem têm uma estrutura cuja análise permite decidir se o ...

40 Q675949
Raciocínio Lógico
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgando-se como V a proposição “Alguns textos contêm erros de impressão”, então também será julgada como V a proposição “Todos os textos contêm erros de impressão”.