Questões sobre Termoquímica

Considerando um sistema termodinâmico, é correto afirmar que
  • A. a energia interna é a energia total do sistema a uma determinada temperatura.
  • B. o volume e a massa são grandezas intensivas.
  • C. a temperatura, a densidade e a pressão dependem da quantidade de matéria.
  • D. a densidade, a pressão e a temperatura são as únicas variáveis de estado de um gás.
Os alquenos são matéria-prima de grande importância na indústria porque podem ser facilmente transformados em uma vasta gama de compostos químicos. Exemplos típicos são as reações de hidratação e de polimerização catalisadas por ácido. Com relação às reações de alquenos, julgue os itens subsequentes. De acordo com a teoria das colisões, um aumento na temperatura de reação ocasiona aumento no número total de colisões entre as espécies reagentes e na fração de colisões efetivas.
Julgue os itens a seguir, relativos à termoquímica e a assuntos correlatos. A termoquímica refere‐se ao estudo das transferências de calor que ocorrem durante as transformações químicas.
Julgue os itens a seguir, relativos à termoquímica e a assuntos correlatos. A quantidade de calor absorvida por um sistema é um número positivo quando o sistema absorve calor das vizinhanças (processo endotérmico). Quando o fluxo de calor está na direção oposta, o sistema perde calor para as vizinhanças e a quantidade de calor absorvida pelo sistema é um número negativo (processo exotérmico).
Julgue os itens a seguir, relativos à termoquímica e a assuntos correlatos. A entalpia de uma reação é a soma das entalpias de qualquer sequência de reações (na mesma temperatura e pressão) na qual a reação total pode ser dividida. Assim, a variação de entalpia para qualquer processo depende somente da natureza dos reagentes e dos produtos e independe do número de etapas do processo ou da maneira como é realizada a reação.
No que se refere à termoquímica, a reações exotérmicas e endotérmicas e à variação de entalpia, julgue os itens de 89 a 94. A termoquímica é o ramo da química sobre a relação entre calor e transformações químicas. A quantidade de calor liberado ou absorvido em um sistema reagente depende da natureza da reação, das quantidades dos reagentes e das condições impostas na mistura reagente.
No que se refere à termoquímica, a reações exotérmicas e endotérmicas e à variação de entalpia, julgue os itens de 89 a 94. O calor absorvido durante um processo a volume constante, em que nenhum trabalho de expansão pode ser realizado, é igual à variação da energia do sistema.
No que se refere à termoquímica, a reações exotérmicas e endotérmicas e à variação de entalpia, julgue os itens de 89 a 94. Grande parte dos processos químicos é conduzida à pressão constante ou quase constante. Com isso, o calor absorvido em uma reação é igual à soma do aumento na energia do sistema com qualquer trabalho realizado sobre o sistema.
No que se refere à termoquímica, a reações exotérmicas e endotérmicas e à variação de entalpia, julgue os itens de 89 a 94. Um processo endotérmico ocorre com absorção de calor (ΔH < 0), como, por exemplo, no processo de congelamento da água. Um processo exotérmico ocorre com liberação de calor (ΔH > 0), como, por exemplo, no processo de vaporização da água.
As interações intramoleculares e intermoleculares são as responsáveis pelas várias fases (estados) da matéria e pelas propriedades físico-químicas dos materiais, além de necessárias para a determinação de estruturas de moléculas biologicamente importantes. Acerca das ligações químicas nos materiais, julgue os próximos itens. O ponto de ebulição do etanal (CH3CHO) é maior que o ponto de ebulição do éter dimetílico (CH3OCH3).