1151
Q1057431
Paciente M., sexo masculino, 5 anos, acompanhado da mãe em consulta psiquiátrica, que busca um diagnóstico para o filho. A mãe relata que a gravidez de M. foi normal, sem intercorrências ou uso de medicamentos ou substâncias, assim como o parto. Porém, M. apresentou atraso no seu desenvolvimento neuropsicomotor, vindo a andar com quase 2 anos; saiu da fralda com 4 anos e meio, fala apenas pequenas frases e de forma pouco compreensível. M. irrita-se com facilidade, é bastante inquieto e estabelece pouco contato com adultos ou crianças. Apresenta atraso pedagógico e necessita de acompanhante em sala de aula. Ao exame físico, chama atenção que M. apresenta face alongada, orelhas e testa grandes, mandíbula proeminente, baixo tônus muscular e articulações muito flexíveis. A hipótese diagnóstic...
1152
Q1057430
Paciente G., 17 anos, sexo masculino, apresenta-se em pronto atendimento psiquiátrico com delírios persecutórios e risco de heteroagressividade. Após descartar etiologias orgânicas e ser estabilizado farmacologicamente, G. recebe alta acompanhado de familiares com indicação de acompanhamento ambulatorial e receita para continuar tratamento farmacológico iniciado no pronto atendimento, com haloperidol 10 mg ao dia. Após 3 dias, paciente retorna com queixa de dor e torção involuntária no pescoço e espasmos mandibulares. O diagnóstico mais provável desse efeito colateral é:
1153
Q1057429
O termo pica refere-se, em psicopatologia, ao sintoma de
1154
Q1057428
“Os homens agem sobre o mundo, modificando-o, e são, por sua vez, modificados pelas consequências de sua ação”. Tal citação foi feita pelo psicólogo Frederic Skinner, em 1957, e resume parte de sua teoria. Qual linha de psicoterapia, muito utilizada no trabalho com crianças, foi desenvolvida a partir desta teoria?
1155
Q1057427
O mutismo seletivo encontra-se classificado entre os transtornos ansiosos. Acerca das características associadas ao sintoma e ao diagnóstico, é correto afirmar que
1156
Q1057426
É considerado(a) uma manifestação de transtorno de despertar do sono não REM (NREM), ocorrendo de forma episódica, em geral no primeiro terço do sono principal, associado(a) a sinais de ativação autonômica e gritos. Tal descrição refere-se a
1157
Q1057425
No desenvolvimento cerebral do ser humano, a ordem cronológica em que ocorre a sinaptogênese seguida por poda neural nas diferentes regiões corticais é a seguinte:
1158
Q1057424
Acerca da Reforma Psiquiátrica Brasileira e de sua cronologia em território nacional, é correto afirmar que
1159
Q1057423
Em termos de epidemiologia de abuso sexual de crianças e adolescentes, o dado correto corresponde a seguinte alternativa:
1160
Q1057422
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5), especifica o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) segundo a gravidade do quadro clínico apresentado pelo paciente. Tal classificação de gravidade é dividida em: