15401 Q132778
Psicologia
Ano: 2006
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

A arteriosclerose cerebral, transtorno comum na senilidade, provoca uma série de estados psicopatológicos, EXCETO:

15402 Q132777
Psicologia
Ano: 2006
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

A desorientação no tempo e no espaço é sintoma comum às enfermidades, EXCETO:

15403 Q132775
Psicologia
Ano: 2006
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

As características típicas dos fenômenos psicóticos, tais como constatam Clé-rambault e Jaspers, são:

15404 Q132774
Psicologia
Ano: 2006
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

A castração e seu recalque é o que permite ao sujeito neurótico "dialetizar a presença e a ausência, o vazio e o pleno, o sentido e a sua falta" (LOBOSQUE, 2001). Para o sujeito psicótico, a castração:

15405 Q132772
Psicologia
Ano: 2006
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

As críticas que comumente se fazem aos manuais de diagnóstico e classificação de distúrbios mentais (DSM) são:

15406 Q132736
Psicologia
Ano: 2006
Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta da hierarquização, da mais básica para a mais elevada, das necessidades de acordo com Maslow:

15407 Q132735
Psicologia
Ano: 2006
Banca: MOVENS Instituto

Considerando as Teorias da Personalidade, relacione a coluna superior com a inferior

I - Psicanalítica

II- Humanista

III - Biológica

( ) Enfatiza as experiências internas, os pensamentos e os sentimentos que criam o autoconceito.

( ) A neuroquímica desempenha nela importante papel.

( ) As desordens psicológicas originam-se de lembranças reprimidas e instintos.

( ) Descreve a personalidade, e não a explica.

( ) Considera mecanismos de defesa.

A seqüência correta é

15408 Q132733
Psicologia
Ano: 2006
Banca: MOVENS Instituto

No filme "O Aviador", o diretor Martin Scorsese conta a história de Howard Hughes, uma das figuras mais envolventes do século XX, um inovador influente, industrial astuto, produtor de filmes, mas que sofria de transtorno obsessivo-compulsivo. São características deste tipo de transtorno psicológico:

15409 Q132731
Psicologia
Ano: 2006
Banca: MOVENS Instituto

Sobre a avaliação psicológica, são quatro os métodos principais:

15410 Q132730
Psicologia
Ano: 2006
Banca: MOVENS Instituto

Em relação à medida em psicologia, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V).

I - Pela técnica da análise fatorial, se as variáveis empíricas se relacionam entre si, é porque elas têm uma causa comum que produz esta correlação.

II - A análise teórica dos testes implica a determinação dos níveis de dificuldade e de discriminação dos itens.

III - A análise teórica dos testes visa a verificar a compreensão das tarefas propostas no teste pela parte dos testandos.

IV - A medida fundamental, derivada e por teoria, reside numa taxionomia para se atribuirem números às propriedades dos objetos.

V - A validade de construto é considerada a forma mais fundamental de validade dos in...