11321 Q602653
Psicologia
Ano: 2011
Banca: Banca não informada
Para Murray, o valor do TAT está no seu poder de evocar fantasias suscetíveis de traduzir tendências inconscientes inibidas. Em função disso o conceito fundamental, para a compreensão e interpretação do conteúdo das histórias das lâminas é o da:
11322 Q602652
Psicologia
Ano: 2011
Banca: Banca não informada
Para Freud, nenhum aspecto parece caracterizar melhor a civilização do que sua estima e seu incentivo em relação as mais levadas atividades mentais do homem e o papel fundamental que atribui às idéias na vida humana. Entre essas idéias em primeiro lugar se encontram:
11323 Q579113
Psicologia
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, referentes a treinamento e desenvolvimento de pessoas.

O aumento de investimentos em treinamento e desenvolvimento profissional, a utilização de novas tecnologias multimídias e o conhecimento das variáveis explicativas da eficácia dos sistemas instrucionais constituem formas de facilitar a aprendizagem de novas habilidades requeridas pelo trabalho.

11324 Q579091
Psicologia
Ano: 2011
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Tradicionalmente, competência é definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que as pessoas desenvolvam seu trabalho. Atualmente, esse enfoque tem se mostrado pouco instrumental e discussões mais recentes consideram um quarto elemento, que se refere ao conceito de

11325 Q579070
Psicologia
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação à psicoterapia na perspect iva cognitivo-comportamental e ao tratamento da obesidade, julgue os próximos itens.

A psicoterapia, a reeducação alimentar, o exercício físico e o uso de drogas anorexígenas são exemplos da atuação multidisciplinar do tratamento da obesidade, uma vez que esta é um problema de origem multicausal.

11326 Q579067
Psicologia
Ano: 2011
Banca: MSConcursos

Assinale a alternativa CORRETA quanto à origem genética da esquizofrenia:

11327 Q579065
Psicologia
Ano: 2011
Banca: MSConcursos

A que se referem as duas afirmativas abaixo?

I – Programa de esforço no qual uma resposta esperada é reforçada somente algumas vezes.

II – Fortalecimento de uma resposta porque ela é seguida da remoção de um estimulo aversivo (desagradável).

11328 Q579059
Psicologia
Ano: 2011
Banca: Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

A constatação de que a pessoa com transtorno mental grave é o "paciente identificado" e funciona como um depositário das tensões do grupo familiar, operando em favor do equilíbrio das relações familiares, de tal forma que, quando ela começa a dar sinais de melhora, frequentemente os familiares adoecem, é própria da:

11329 Q579058
Psicologia
Ano: 2011
Banca: Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração a psicoterapia para cuidar de pessoas com Psicose.

I. É muito difícil desenvolver insights em pessoas com Psicose que não conseguem manter sua atenção em um pensamento.

II. A terapia familiar está emergindo como um modelo de intervenção psicoterapêutica eficaz. Ela envolve os membros da família bem como a pessoa com Psicose e tem três focos: informar para que todos conheçam o transtorno; ensinar a todos como reduzir o estresse que exacerba os sintomas e, ensinar, à pessoa com Psicose, estratégias para lidar com os sintomas.

III. A prática psicoterápica está permeável às contribuições de epistemólogos, neurólogos, educadores, geneticistas e, especialme...

11330 Q579049
Psicologia
Ano: 2011
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Os transtornos dissociativos ou conversivos (CID-10, F44) foram anteriormente classificados como tipos diversos de