12871 Q679341
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Na teoria sistêmica Roland (2016), ao abordar os desafios enfrentados pelas famílias nas situações que envolvem doenças graves e incapacidades, enfatiza que
12872 Q679340
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as assertivas sobre três teorias psicológicas a respeito do processo de desenvolvimento humano.

I. A personalidade é influenciada pela sociedade e se desenvolve por meio de uma série de crises de personalidade ao longo do ciclo da vida.

II. Mudanças importantes no pensamento ocorrerão entre a primeira infância e a adolescência; as crianças desencadeiam ativamente o desenvolvimento.

III. A interação social é central para o desenvolvimento cognitivo, com ênfase especial para a linguagem como um meio essencial para aprender e pensar o mundo.

Os autores que se relacionam com I, II e III são, respectivamente

12873 Q679339
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Freud aponta diferenças relacionadas à natureza da melancolia e ao afeto presente no luto. Desse modo,
12874 Q679338
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Ocampo apresenta o processo psicodiagnóstico como uma situação bem definida, com papéis e contrato de trabalho bem delineados. Em relação a esse processo:
12875 Q679337
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Os grupos se constituem como importante instrumental técnico de intervenção nas diversas áreas de atuação do psicólogo. A esse respeito é correto afirmar:
12876 Q679336
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Uma pesquisa investiga a relação entre variáveis que podem ser fatores de risco ou proteção para a depressão na adolescência, trabalhando com variáveis independente, dependente e interveniente. Nesse caso,
12877 Q679335
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em entrevista, a mãe relata à psicóloga que o filho de seis anos está ingerindo pedras e carvão, em vários momentos do dia, há mais de um mês. A psicóloga questiona sobre hábitos alimentares da família, desenvolvimento cognitivo e saúde mental da criança, não havendo comorbidade para outros transtornos. De acordo com o DSM-V, a hipótese diagnóstica mais provável é
12878 Q679334
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Pedro, 30 anos, constantemente se queixa aos seus familiares e amigos de que suspeita possuir uma doença grave. Tem o hábito de pesquisar na internet sobre características e sintomas das doenças, frequentemente comparece a consultas médicas para realização de check-ups. Todos os seus exames físicos e sanguíneos estão negativos para qualquer diagnóstico. De acordo com o DSM-V, a partir desse relato, a hipótese diagnóstica mais provável é que Pedro sofre de transtorno
12879 Q679333
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A mãe de Junior, 8 anos, relata que ele é muito birrento e apresenta comportamentos verbais agressivos e manifestações de raiva direcionadas a ela e a outras pessoas de sua convivência, principalmente mediante alguma situação de frustração. Ela relatou à psicóloga que esse comportamento se iniciou há mais de ano e que, exceto nessas situações, Junior é um garoto comportado. A hipótese diagnóstica mais provável é de transtorno
12880 Q679304
Psicologia
Ano: 2018
Banca: UEM - Universidade Estadual de Maringá

Segundo Rozestraten, o acidente pode ser visto como um ponto de partida para o estudo da Psicologia do Trânsito. A partir desta referência, analise as afirmativas abaixo, depois assinale a alternativa correta.

I) Considerando o comportamento humano como o principal responsável pelos acidentes, devem-se estudar os processos que podem levar a uma disfunção no sistema homem-veículo-via.

II) Estudos estatísticos dos acidentes e suas causas ou circunstâncias imediatas pouco contribuem para dimensionar a realidade do problema. Se a meta principal é evitar o acidente, cabe estudar os acidentes e também os acidentados.

III) O estudo dos acidentes pode ocorrer em vários níveis, como, por exemplo através de observação in loco ou pelas informações fornecidas...