281 Q679137
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as técnicas utilizadas em entrevistas diagnósticas com crianças.

I. A hora do jogo.

II. O procedimento de desenhos-estórias.

III. O jogo do rabisco.

A correta relação entre a técnica e o autor é:

282 Q679132
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
No que se refere ao Transtorno de Sintomas Somáticos,
283 Q679117
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
De acordo com o DSM-V, o Transtorno de Ansiedade Generalizada − TAG é caracterizado pelo excesso de preocupações que interferem de forma significativa na vida da pessoa e apresenta sintomas relacionados a fadiga, irritabilidade e perturbações do sono. O modelo cognitivo-comportamental pressupõe que esses sintomas
284 Q679115
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

João observou um objeto em cima da mesa, porém teve dificuldade de identificar que era um pente. Ao ser questionado sobre o que enxergava, ele não conseguiu nomear adequadamente o objeto, indicando apenas que via uma linha e alguns traços.

Esse exemplo caracteriza um déficit de

285 Q679072
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Considerando os conceitos de estresse e de outras psicopatologias relacionadas ao trabalho, julgue os itens subsequentes.

I O estresse é o resultado do esforço de um organismo diante de pressões externas combinadas com suas características intrínsecas.

II Entre as respostas psicossomáticas, a fadiga é um processo psicossomático decorrente da diminuição de energias físicas ou psíquicas. No sentido biológico, a fadiga é a diminuição reversível da função de um órgão, de um sistema ou de todo o organismo, provocada por uma sobrecarga na utilização daquele órgão, sistema ou organismo.

Assinale a alternativa correta.

286 Q679066
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

As amigas de Maria Clara procuraram o psicólogo escolar para contar que estavam preocupadas com a amiga, pois perceberam que ela estava emagrecendo muito. Relataram que ela estava se exercitando compulsivamente, mesmo quando sentia fortes dores musculares. Vinha fugindo das amigas na hora do almoço, preferia comer sozinha e, quando aceitava comer junto à elas, percebiam que Maria Clara ficava empurrando a comida de um lado para o outro e acabava comendo pouco. Recentemente, Maria Clara comentou que estava há dois meses sem menstruar.

O psicólogo escolar considerou que tais sintomas podem indicar um caso de

287 Q679065
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Portadores de TDHA reúnem um conjunto de sintomas, mas vale destacar que NÃO são considerados sintomas típicos da síndrome TDHA:
288 Q679044
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Um casal, pais de aluno do 9o ano do ensino fundamental, soube pela mãe de outro aluno que a melhor amiga da sua filha está consumindo maconha. Já conversaram com ela, que negou qualquer envolvimento com a droga. Mas, inseguros, procuram o psicólogo escolar para saber quais são os indícios de que um jovem está consumindo maconha.

Ouviram do psicólogo que, a despeito de que cada pessoa, com suas características físicas (biológicas) e psicológicas, tende a reagir de modo diferente, alguns sinais comuns são observados, a saber:

289 Q679031
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Banca não informada
O diagnóstico de episódio depressivo requer a presença de alguns sintomas, por um período de, no mínimo, duas semanas. Não corresponde(m) a um sintoma característico dos episódios depressivos
290 Q679029
Psicologia
Ano: 2018
Banca: Banca não informada
De acordo com Zimerman (1999, p.52), “um estado de sofrimento que o paciente acusa, e do qual está querendo se ver livre, porquanto ele o sente como um corpo estranho a si” é chamado de