As afirmativas abaixo são críticas comumente feitas aos manuais de psiquiatria (DSM e CID), considerados como manuais de diagnóstico, EXCETO:
Figueiredo (1997) afirma:
• "A doença, vista como um acometimento biológico, e o conflito, como fruto de uma interioridade conturbada, devem levar a uma assistência que vise à reconstrução das relações sociais, de trabalho e de convívio".
• "O sujeito é entendido como dotado de inconsciente e poder de decisão imanentes e autônomos em relação à ordem social e à cultura que o circunscrevem e o constituem como sujeito de linguagem".
São modelos epistemológicos subjacentes a cada uma das afirmativas, respectivamente:
Figueiredo (1997) estuda a tarefa clínica do profissional nas instituições, considerando-a a partir de diversos modelos teóricos. Leia as afirmativas abaixo, dessa autora:
• "A tarefa do profissional é oferecer ao sujeito uma possibilidade de ressignificar e elaborar sua "miséria", até onde for possível tomar uma outra posição em relação a ela."
• "A tarefa do profissional funciona sob uma ética da tutela pautada no modelo da ética instrumental, que considera o sujeito privado de razão e vontade e, portanto, devendo seguir as prescrições do profissional".
Essas afirmativas se referem, respectivamente, aos modelos:
Considerando os ensinamentos de Ana Marta Lobosque, em Princípios para uma clínica antimanicomial e outros escritos (1997), analise estas definições:
I. Princípio da singularidade - Estabelece que a clínica antimanicomial é aquela em que o sujeito é convidado a sustentar sua singularidade sem precisar excluir-se do social.
II. Princípio do limite - Busca denunciar como excludentes todas as espécies de limite que a cultura humana impõe ao que a loucura possa ter de excessivo ou desordenado, demandando sua constante revisão.
III. Princípio da articulação - Determina a busca por parcerias com outros segmentos sociais que, também, sustentam uma posição de combate aos diversos dispositivos de exclusão.
...Considerando-se a articulação entre loucura, ética e política, é CORRETO afirmar que
Considerando-se a legislação concernente à Saúde Mental, é INCORRETO afirmar que
Acerca do papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos com a saúde, julgue os itens a seguir.
É atribuição do psicólogo realizar psicoterapia breve.
Acerca do papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos com a saúde, julgue os itens a seguir.
A elaboração e encaminhamento de pareceres técnicos sobre casos atendidos devem ser realizados em conjunto pelos profissionais da equipe interdisciplinar.
Acerca do papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos com a saúde, julgue os itens a seguir.
É dever do psicólogo realizar junto com outro profissional de saúde atendimento de casos com etiologia psicossocial.
Acerca do papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos com a saúde, julgue os itens a seguir.
A prevenção de doenças deve prevalecer sobre o cuidado básico com a saúde.