1
Q1117481
Butler (2003, mencionada em Uziel, Nunes & Brandão, 2023) postula que gênero deve ser pensado dentro do que ela chama de “matriz de inteligibilidade”. Tal matriz é constituída pelos termos:
2
Q1091216
Em relação aos assédios moral e sexual, julgue o item que se segue.
O racismo e os preconceitos racial e de gênero podem ser expressões do assédio moral em um grupo.
3
Q1091210
Julgue o item seguinte, a respeito do comportamento das partes e das testemunhas bem como do papel da psicologia jurídica na obtenção da verdade judicial.
Pessoas negras e pessoas LGBTQIAPN+ são mais frequentemente identificadas equivocadamente como culpadas que pessoas brancas e cisgênero.
4
Q951795
Nos últimos anos, em todo o mundo, foram intensificadas as discussões para combate ao racismo e para que se assumam posturas antirracistas, principalmente frente à morte do negro estadunidense George Floyd e com dezenas de negros brasileiros, mulheres e homens, mortos por violência urbana ou policial, por serem maioria das vítimas por Covid-19 e/ou por serem minoria nos espaços da educação, imprensa, judiciário etc., tradicional e predominantemente ocupados por brancos. Desde 2010 está em vigor o Estatuto da Igualdade Racial, do qual podemos elencar tanto diretrizes de combate ao racismo quanto direitos que fomentem condutas antirracistas para promoção genuína e efetiva de igualdade racial. Trata-se de um desses direitos:
5
Q1060421

Assédio refere-se a uma série de comportamentos de natureza ofensiva que perturba ou importuna e que acontece de forma recorrente. O tipo de assédio representado na imagem é:
6
Q1058321
A diferença e igualdade de gênero vem sendo um tema bastante discutido atualmente pela sociedade. sobre essa temática, é correto afirmar que
7
Q1058320
8
Q1057984
Todas as mulheres são passivas e dependentes; todos os homens são agressivos e independentes. Essa afirmação, no âmbito da perspectiva do desenvolvimento de gênero, é denominada de
9
Q1057982
A capacidade de uma pessoa interagir em um ambiente físico e social em comparação com outros da mesma idade cronológica, (em que podemos ter uma pessoa de 90 anos com boa saúde e é considerada funcionalmente mais jovem do que uma de 65 anos) indica uma classificação mais significativa que é a idade
10
Q1057502
Foi uma pioneira da psicologia no Brasil, professora da USP, socióloga e a primeira mulher psicanalista no país e pioneira nos estudos das relações raciais na psicologia: