1071
Q138174
Em Análise terminável e interminável (1937), Freud afirma que por “duas vezes, no curso do desenvolvimento individual, certos instintos [Triebs] são consideravelmente reforçados”, ou seja, em dois momentos, ao longo da vida, ocorre regularmente um acréscimo pulsional. Um destes momentos é a puberdade e o outro é o(a):
1072
Q138173
Em A dinâmica da transferência (1912), Freud discute a ideia de que a transferência surja com mais intensidade durante uma análise do que fora do tratamento e conclui, a respeito dos fenômenos transferenciais, que as características da transferência devem ser atribuídas:
1073
Q138171
Freud em Os caminhos da formação dos sintomas (1916/17), lança mão de um diagrama, “as séries complementares”, com o objetivo de estabelecer a:
1074
Q138170
Lacan (1958/59) indica as consequências da supressão dos ritos ligados ao luto em nossa época. De acordo com ele, é preciso considerar a intolerância à dor, no espaço coletivo, que deixa o necessário trabalho de luto sem lugar e encontrando acolhida, muitas vezes, apenas nos consultórios. Desta forma, vale destacar a importância de que o sujeito convocado ao trabalho de luto, frente a uma perda significativa, possa encontrar, na chegada ao tratamento, condições propícias para avançar neste árduo trabalho. Em O sujeito não envelhece (2004), a autora retoma a discussão em torno do luto e chama a atenção para o fato de que o trabalho inoperante do luto pode ter como resultado a:
1075
Q137521
A responsabilidade profissional do psicólogo diz respeito a
1076
Q137301
No WISC-III qual dos subtestes abaixo se refere a uma série de perguntas orais que indagam conhecimentos da criança sobre fatos, objetos, lugares e pessoas?
1077
Q137298
Aritmética e Retenção de Dígitos são subtestes que compõem qual destas escalas baseadas em fatores no WISC-III?
1078
Q137296
No exame do estado mental, a atenção é um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.
São habitualmente deferidas como transtornos da atenção:
1079
Q137294
A _________ significa a capacidade de o indivíduo se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance de seu sensório.
A palavra que se encaixa na frase acima é:
1080
Q137292
Uma entrevista clínica, antes de ser considerada uma técnica, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas. Para levar uma entrevista a termo adequadamente, qual das habilidades abaixo o entrevistador não deve realizar?